Reflexões sobre a prática da interdisciplinaridade através da metodologia Project Based Learning

um estudo de caso no ensino de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13597

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Superior, Ensino na Engenharia, Aprendizagem Baseada em Projetos

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como os professores da Educação Superior, envolvidos em projetos interdisciplinares, que trabalham com a metodologia Project Based Learning, concebem e vivenciam a interdisciplinaridade. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, centrada em métodos e técnicas de recolha de dados que contemplaram os seguintes instrumentos: análise documental, entrevista semiestruturada e observação participante. As análises dos dados foram realizadas por meio dos princípios da análise de conteúdo. O conceito interdisciplinar trazido nesta investigação ancorou-se em uma perspectiva baseada na interdisciplinaridade para além da justaposição de disciplinas, pautada em uma relação entre conhecimentos e entre sujeitos, em que o diálogo, a parceria e o planejamento surgem como eixos fundamentais na construção de propostas pedagógicas interdisciplinares. Concluiu-se que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar, eles revelam que a proposta possibilita uma aprendizagem significativa, que contribui para a formação do aluno, desvelando-se necessária para a formação integral do sujeito, demonstrando com isso a relevância da sua utilização na Educação Superior.

 

Biografia do Autor

  • Waydja Cybelli Cavalcanti Correia, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil.

    Mestre em Educação, Cultura e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Pedagoga formada pela UFRPE. Atualmente coordena o Núcleo de Acessibilidade da UFRPE e Participa do Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões Contemporâneas - GEEADC.

  • Gilvaneide Ferreira Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil.

    Doutora em Ciências da Educação e pós-doutora em Autonomia Docente e Transdisciplinaridade. Vinculada à UFRPE, docente do Programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades - PPGECI e líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões Contemporâneas - GEEADC.

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Publicado

07-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre a prática da interdisciplinaridade através da metodologia Project Based Learning : um estudo de caso no ensino de Engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.13597. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13597. Acesso em: 19 dez. 2024.