Um chefão no ensino superior

olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14942

Palavras-chave:

Enunciação, Gamificação, Ensino EaD

Resumo

O presente texto é um relato de experiência e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal deste estudo é retomar um construto teórico-metodológico, aplicando-o a um novo contexto – o ensino a distância (EaD) – tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe a análise de aulas (presenciais e EaD) de uma turma, realizada no primeiro semestre de 2019. A análise das aulas e o feedback de dezenove alunos por meio de uma pesquisa de satisfação sugerem que mais de 50% dos estudantes classificam a presente experiência de gamificação como algo proveitoso em sua formação. Todavia, ainda existem aspectos a ser melhorados, tais como manter a confidencialidade dos estudantes, repensar o valor das medalhas e definir o perfil dos jogadores.

Biografia do Autor

  • Arthur Marques de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Graduando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Sistemas da Informação pela UniFtec. Possui experiência na área da Informática, atuando com interdisciplinaridade; produções didáticas e informática aplicada. Na área de Letras, atua desde 2016 como monitor em disciplinas de produção de textos e bolsista BIC-UFRGS nas áreas de Linguística Aplicada e Enunciação.

  • Silvana Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Professora Adjunta da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua especialmente em Disciplinas de Produção Textual para diversos Cursos. Doutora em Estudos da Linguagem (2013). Pesquisa os seguintes temas: Teoria da Enunciação de Émile Benveniste; epistemologia da linguística; educação linguística; enunciação e sociedade; produção de textos.

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Publicado

11-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um chefão no ensino superior: olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.14942. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/14942. Acesso em: 19 dez. 2024.