Relatos de experiência de inserção de tecnologias digitais no ensino de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15139Palavras-chave:
Aprendizado baseado em projetos, Ensino de Engenharia, Laboratório de acesso remoto, Sites educacionaisResumo
O ensino de Engenharia tem sido bastante repensado, discutido e modificado, tendo como um dos principais focos o desenvolvimento de aprendizagens ativas, cooperativas e baseadas em desenvolvimento de projetos. Este trabalho propõe discutir metodologias alternativas de aprendizado, fundamentadas na implementação pedagógica das tecnologias digitais no ensino de Engenharia, visando a tornar estudante e professor agentes comuns e colaborativos na busca e na construção do conhecimento. O Laboratório de Operações Unitárias, do curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais, vem desenvolvendo uma série de mudanças para transformar o processo de ensino-aprendizagem de seus estudantes. Tais modificações são baseadas em projetos de inclusão de ferramentas ciborgues, o que aumenta, assim, a importância e o interesse no desenvolvimento do produto, intensificando também outras formas de acesso à informação além das apresentadas pelo professor.
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