O Caso Educativo

uma possibilidade metodológica de mediação em EAD

Autores

  • Maria Isabel Antunes Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4044-6723
  • Maria das Graças Fernandes Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Rita de Cássia Vieira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2011

Palavras-chave:

Caso Educativo, Educação do Campo, Alfabetização e Letramento, EAD

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre a metodologia do Caso Educativo, desenvolvida no contexto de um curso a distância de formação de professores que atuam em escolas rurais mineiras. Trata-se de uma atividade fundamentada em concepções apresentadas por teóricos alinhados com a perspectiva histórico-cultural e que visa abrir possibilidades ao cursista/docente de articular o seu conhecimento prático com o conhecimento teórico obtido no decorrer do curso. Foi realizada a análise ilustrativa de um relatório apresentado como trabalho de conclusão de curso, em que os resultados narrados pela cursista/docente demonstram a efetividade de processos educativos que levam em consideração a articulação teoria/prática, assim como a diversidade cultural e a existência de processos diferenciados de interação que se dão nas relações de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Antunes Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente. Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (Comfo e COMFIC/UFMG), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais - GERES).

  • Rita de Cássia Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Psicóloga Especialista em Psicologia Escolar/Educacional (2001), Psicologia Organizacional e do Trabalho (2001) e Teoria Psicanalítica (2000). Exerceu docência superior como professora adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM (2014-2018) e como professora colaboradora no curso de Pedagogia a distancia/UAB da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (2015-2016).

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Publicado

15-10-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Caso Educativo: uma possibilidade metodológica de mediação em EAD. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 2, p. 71–85, 2012. DOI: 10.35699/2237-5864.2012.2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2011. Acesso em: 23 dez. 2024.