Aprendizagem por problemas no ensino de Engenharia

Autores

  • Wilson José de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.
  • Roberto Precci Lopes Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.
  • Delly Oliveira Filho Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4133-0199
  • Paulo Marcos Monteiro de Barros Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.
  • Rubens Alves de Olveira Universidade Federal de Viçosa (UFV),Viçosa, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2557-592X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2077

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Didática, Método de ensino, Formação em Engenharia

Resumo

A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.

Biografia do Autor

  • Wilson José de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Tem formação em Ciências Econômicas, licenciatura em Matemática, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia Agrícola. Atua nas áreas de competitividade empresarial, transferência e inovação tecnológica, utilização de novas tecnologias e desenvolvimento regional, ensino a distância e gestão de sistemas de EAD. É professor no Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, trabalhando no ensino, pesquisa e desenvolvimento de novas formas de transferência de informação e conhecimento, uso de ambientes virtuais de aprendizagem, gestão de operações de serviços e processos e gestão pública.

  • Roberto Precci Lopes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pósdoutorado na Iowa State University, nos Estados Unidos. Atua nas áreas de energia na agricultura, balanço de emissões e de energia, transferência e inovação tecnológica e técnicas de ensino no curso de Engenharia. É professor no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, trabalhando no ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de novas tecnologias para utilização de energia renovável no meio rural.

  • Delly Oliveira Filho, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia Mecânica, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Electrical Engineering pela McGill University, no Canadá, e pós-doutorado na Iowa State University, nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Engenharia Agrícola. Atua nas áreas de gerenciamento do lado da demanda, planejamento energético, análise exergética e energética, energia solar fotovoltaica e térmica e racionalização do uso de energia em processos agroindustriais, instrumentação, modelagem e controle em processos agrícolas.

  • Paulo Marcos Monteiro de Barros, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor titular da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e professor colaborador no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de automação e controle de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: automação e controle de processos agrícolas, projetos elétricos e de iluminação.

  • Rubens Alves de Olveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV),Viçosa, MG, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Agrícola e Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado e doutorado pela mesma instituição. É professor titular no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, com forte atuação em ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve pesquisas nas áreas de irrigação e drenagem e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente exerce o cargo de diretor do Centro de Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

23-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem por problemas no ensino de Engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 57–90, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2077. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2077. Acesso em: 19 dez. 2024.