A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a relação professor-aluno no ensino superior

Autores

  • Damiana Santos de Lima Meireles Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), Quixadá, CE, Brasil.
  • Rodrigo Fernandes Meireles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0072-9865
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4236-1555
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), Quixadá, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2349

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Agir comunicativo, Relação professor-aluno

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da relação professor-aluno no processo de aprendizagem no ensino superior na perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo, desenvolvida por Jürgen Habermas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram selecionados e analisados artigos publicados entre 2006 e 2016 que apresentem uma discussão acerca da correlação entre a Teoria do Agir Comunicativo e a educação, de modo especial no ensino superior. A teoria de Habermas não foi originalmente elaborada para compreender a educação, mas apresenta valiosas contribuições nesse campo. Verificou-se que a relação professor-aluno, quando baseada numa razão comunicativa, que valoriza a interação entre sujeitos mediada pela linguagem e pela capacidade argumentativa, favorece o entendimento mútuo, o afloramento de novos conhecimentos e a emancipação humana.

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Biografia do Autor

  • Damiana Santos de Lima Meireles, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), Quixadá, CE, Brasil.

    Especialista em Docência do Ensino Superior e Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica).

  • Rodrigo Fernandes Meireles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá, CE, Brasil.

    Mestre em Cultura da Unidade pelo Instituto Universitario Sophia (Itália) e Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá.

  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

    Doutoranda em Educação Brasileira na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Professora na Faculdade Cearense (FaC) e na Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). Colaboradora da Especialização em Docência do Ensino Superior na Unicatólica.

  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), Quixadá, CE, Brasil.

    Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade do Minho – Portugal e pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre e graduada em Letras pela UFC. Professora no Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica).

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Publicado

07-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MEIRELES, Damiana Santos de Lima; MEIRELES, Rodrigo Fernandes; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CARNEIRO, Stânia Nágila Vasconcelos. A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a relação professor-aluno no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 97–112, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2349. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2349. Acesso em: 8 jun. 2025.