Design Universal em disciplinas de Estúdio de Arquitetura

experiências em um Instituto Federal de Minas Gerais

Autores

  • Carolina Helena Miranda e Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, Santa Luzia, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4119-3999

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38951

Palavras-chave:

Design Universal, acessibilidade, arquitetura, projeto arquitetônico, disciplinas de Estúdio

Resumo

Neste artigo são apresentados reflexões e resultados acerca de experiências didáticas com o tema Design Universal em disciplinas de Estúdio no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Santa Luzia. O objetivo da escolha do tema para as disciplinas foi o de instrumentalizar e sensibilizar os estudantes para a relevância técnica e social do assunto, até então não abordado como foco em disciplinas de projeto no campus. As metodologias utilizadas foram revisão bibliográfica e documental, aulas expositivas e dialogadas, exercícios e orientação no desenvolvimento dos projetos. Os estudantes chegaram a resultados variados de aprofundamento no tema e nas propostas, o que pode ser associado ao curto prazo das disciplinas, porém os resultados foram considerados satisfatórios. Concluiu-se pela necessidade de outros e maiores espaços para o tema, devido à sua exigência legal no âmbito profissional e à sua relevância na inclusão social.

Biografia do Autor

  • Carolina Helena Miranda e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, Santa Luzia, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Arquiteta Urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2012), mestre e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Minas Gerais, 2016 e 2019-2023), Especialista em Docência (IFMG – campus Arcos, 2021), professora no IFMG – campus Santa Luzia (desde 2014). Atua no ensino de projeto arquitetônico, representação gráfica para arquitetura, acessibilidade e design universal.

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Publicado

09-08-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

Design Universal em disciplinas de Estúdio de Arquitetura: experiências em um Instituto Federal de Minas Gerais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38951. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38951. Acesso em: 27 dez. 2024.