Levantamento bibliográfico de estudos em aquisição de linguagem em revistas de linguística brasileiras
um enfoque para a morfologia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.1.425-455Palavras-chave:
aquisição de linguagem, aquisição de morfologia, revisão de literaturaResumo
este artigo apresenta um levantamento sistemático de publicações e propõe uma discussão qualitativa sobre a produção científica de estudos em aquisição de morfologia em comparação a outros níveis de análise linguística dentro do campo de Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem no Brasil. Os resultados demonstram que nos últimos 30 anos há menos estudos sobre fenômenos morfológicos durante a aquisição de língua materna do que estudos de aquisição de aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos no corpus selecionado. O maior interesse das pesquisas sobre o português brasileiro está na aquisição do sistema verbal e aborda o fenômeno da regularização e a existência de formas morfológicas variantes na aquisição de regras morfofonológicas. Em seguida, desperta interesse o desenvolvimento do sistema nominal, com a investigação da concordância variável de número, com controle da ocorrência de concordância redundante e não redundante, seguido pela aquisição da categoria de gênero com especial interesse na variação promovida pelas trocas morfêmicas realizadas pelas crianças. Dentre os pouco representativos estudos sobre a morfologia derivacional, são escassos os trabalhos que fazem uma investigação frente a questões de pesquisa definidas em um quadro teórico específico. São mais presentes os estudos de levantamento de ocorrências de afixos e da investigação da consciência morfológica infantil. Por fim, desenha-se uma agenda inicial de pesquisa para os estudos de aquisição de aspectos morfológicos e lexicais e se destaca que o estudo de tais questões empíricas só se faz justificável frente a um modelo de língua para a Morfologia e para o Léxico.