Uso de substâncias psicoativas e saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v26i.37251

Palavras-chave:

Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Saúde Mental, Estudantes, Consumo de Álcool na Universidade, Infecções por Coronavirus, Isolamento Social

Resumo

Objetivo: mensurar o nível de dependência de substâncias psicoativas dos estudantes da área da saúde de uma universidade pública federal e verificar relações com a saúde mental durante a pandemia da covid-19. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa realizado com 527 estudantes de sete cursos de graduação da área da saúde de uma universidade pública federal da região Sul do Brasil. A coleta foi realizada de forma virtual por meio de um questionário de caracterização sociodemográfica e acadêmica, o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test e o Mental Health Inventory. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Resultados: a maioria dos estudantes, durante a pandemia da covid-19, apresentou uso ocasional e sugestivo de abuso para derivados do tabaco, bebidas alcoólicas, maconha e hipnóticos/sedativos. As menores médias de saúde mental foram dos estudantes que tiveram seu nível de dependência classificado como sugestivo de abuso, e as maiores médias foram dos que não fizeram uso dessas substâncias durante a pandemia (sem uso/pandemia). Conclusão: tendo em vista que médias mais elevadas apontam para uma melhor saúde mental, pode-se inferir que uma pior saúde mental está associada ao maior uso de substâncias psicoativas.

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Arquivos adicionais

Publicado

12-07-2022

Como Citar

1.
Portela JMG, Mello A de L, Freitas E de O, Silva RM da, Carmo DRP do, Siqueira DF de. Uso de substâncias psicoativas e saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 12º de julho de 2022 [citado 15º de outubro de 2024];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/37251

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