Repercussões da pandemia de COVID-19 na saúde mental, estado de ânimo e atividades escolares de adolescentes brasileiros

Autores

  • Ariana Paula da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem - EE, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Belo Horizonte, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3970-1416
  • Crizian Saar Gomes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Belo Horizonte, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6586-4561
  • Kênia Lara Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem - EE, Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3924-2122
  • Deborah Carvalho Malta Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem - EE, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Belo Horizonte, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8214-5734
  • Maria Imaculada de Fátima Freitas Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem - EE, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Belo Horizonte, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0273-9066

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v26i.38632

Palavras-chave:

Adolescente, COVID-19, Saúde Mental, Isolamento social, Brasil

Resumo

Objetivo: compreender as repercussões do distanciamento social no estado de ânimo, na saúde mental e nas atividades escolares de adolescentes brasileiros durante a pandemia de COVID-19, comparando os resultados obtidos por uma pesquisa nacional quantitativa e uma investigação qualitativa. Métodos: estudo de métodos mistos, utilizou-se a triangulação de dados para cotejar os resultados obtidos nas duas investigações: eixo quantitativo, desenvolvido com a aplicação de um questionário virtual em âmbito nacional, do qual participaram 9.740 adolescentes; no eixo qualitativo, conduzido por investigadores da Universidade Federal de Minas Gerais, foram realizados grupos focais com 27 adolescentes. Foram avaliadas questões relacionadas à qualidade do sono, atividades escolares, sentimentos e emoções vivenciados neste período. Resultados: entre 25%-50% dos adolescentes referiram sintomas como solidão, nervosismo, mau humor, irritabilidade e tristeza durante o período de distanciamento social. Alterações na qualidade de sono foram percebidas por 23,9%, além de dificuldades relacionadas ao ensino à distância. O componente qualitativo desvelou de forma mais aprofundada os aspectos relacionados à saúde mental e estado de ânimo dos adolescentes. Conclusão: os resultados obtidos em ambas investigações demonstraram piora na saúde mental e estado de ânimo dos adolescentes durante o período de distanciamento social. A saúde mental foi umas das mais afetadas, com piora do desempenho escolar, sofrimento emocional e problemas de sono. Compreender esses diferentes aspectos da experiência pode ajudar a traçar estratégias que minimizem tais repercussões e que garantam o desenvolvimento integral e saudável dos adolescentes.

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Arquivos adicionais

Publicado

02-12-2022

Como Citar

1.
Silva AP da, Gomes CS, Silva KL, Malta DC, Freitas MI de F. Repercussões da pandemia de COVID-19 na saúde mental, estado de ânimo e atividades escolares de adolescentes brasileiros. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2º de dezembro de 2022 [citado 7º de novembro de 2024];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38632

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