Planejamento estratégico: a experiência de alunas da escola de enfermagem da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v8i1.50909Palavras-chave:
Ensino, Planejamento, Estudantes de EnfermagemResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de alunas que exercitou as fases do planejamento estratégico propostas por Cecílio (1997). Esta atividade foi realizada no estágio da Disciplina Administração em Enfermagem II, ministrada no 7° período do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG. Foi diagnosticado um problema vivenciado por uma das alunas em um de seus estágios, foram levantadas as causas e elaborou-se então um plano de intervenção. As alunas consideraram o planejamento estratégico um instrumento adequado para gerenciar a assistência de enfermagem, pois é realizado de forma coletiva, com a intenção de buscar o envolvimento e o compromisso dos profissionais da equipe de saúde nas ações desenvolvidas. A partir da experiência vivenciada, as alunas recomendam aos professores da disciplina que continuem ensinando o planejamento estratégico, por ser uma ferramenta essencial para o gerenciamento dos serviços de saúde, que tem como foco a qualidade da assistência prestada.Downloads
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Publicado
01-03-2004
Como Citar
1.
Silva KL, Spagnol CA, Freitas M Édila de A. Planejamento estratégico: a experiência de alunas da escola de enfermagem da UFMG. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2004 [citado 5º de outubro de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50909
Edição
Seção
Relato de Experiencia