Planejamento estratégico: a experiência de alunas da escola de enfermagem da UFMG

Autores

  • Kênia Lara Silva
  • Carla Aparecida Spagnol Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Maria Édila de Abreu Freitas Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v8i1.50909

Palavras-chave:

Ensino, Planejamento, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de alunas que exercitou as fases do planejamento estratégico propostas por Cecílio (1997). Esta atividade foi realizada no estágio da Disciplina Administração em Enfermagem II, ministrada no 7° período do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG. Foi diagnosticado um problema vivenciado por uma das alunas em um de seus estágios, foram levantadas as causas e elaborou-se então um plano de intervenção. As alunas consideraram o planejamento estratégico um instrumento adequado para gerenciar a assistência de enfermagem, pois é realizado de forma coletiva, com a intenção de buscar o envolvimento e o compromisso dos profissionais da equipe de saúde nas ações desenvolvidas. A partir da experiência vivenciada, as alunas recomendam aos professores da disciplina que continuem ensinando o planejamento estratégico, por ser uma ferramenta essencial para o gerenciamento dos serviços de saúde, que tem como foco a qualidade da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-03-2004

Como Citar

1.
Silva KL, Spagnol CA, Freitas M Édila de A. Planejamento estratégico: a experiência de alunas da escola de enfermagem da UFMG. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2004 [citado 5º de outubro de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50909

Edição

Seção

Relato de Experiencia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.