Medsafe: protótipo de um jogo virtual sobre preparo e administração de medicamentos

Autores

  • Ana Lívia Araújo Girão Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Curso de Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2746-4801
  • Renata Lopes Sampaio Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, UECE, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3473-3651
  • Samia Freitas Aires Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, UECE, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1781-6623
  • Isabelly Costa Lima de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, UECE, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7460-9244
  • Sherida Karanini Paz de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Curso de Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3902-8046
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brasil, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Curso de Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3406-9685

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49733

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: construir e validar um objeto virtual de aprendizagem configurado como um jogo digital de simulação, sobre o processo de administração de medicamentos. Método: estudo metodológico que apresenta o processo de construção e validação de um jogo educacional. Após a construção do protótipo, foram aplicados questionários para a validação de conteúdo da qualidade e de usabilidade. Participaram da pesquisa sete professores como juízes e cinco alunos do curso de Enfermagem como representantes do público-alvo. Os dados foram analisados a partir do índice de validade de conteúdo e do nível de concordância entre os itens das escalas criadas. Resultados: após as etapas de criação do jogo intitulado MedSafe, professores foram convidados como juízes para a validação de conteúdo, obtendo-se índice de 0,78. A avaliação de qualidade foi realizada pelo público-alvo revelou média satisfatória. Na avaliação de usabilidade, na qual participaram professores e alunos, atingiu-se nível de concordância baixo, reforçando a necessidade de melhorias no sistema do jogo. Conclusões: o protótipo do jogo MedSafe demonstrou potencial para ser utilizado no ensino do processo de administração de medicamentos e, a partir dos resultados dessa etapa de prototipagem, as modificações serão realizadas e darão subsídios para o aperfeiçoamento do jogo que será aplicado em pesquisas futuras.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

1.
Girão ALA, Sampaio RL, Aires SF, Oliveira ICL de, Oliveira SKP de, Carvalho REFL de. Medsafe: protótipo de um jogo virtual sobre preparo e administração de medicamentos. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 15º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49733

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