Avaliação de aplicativo digital para o ensino de sinais vitais

Autores

  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira Universidade Federal do Piauí, epartamento de Enfermagem, Picos PI , Brazil, Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente I. Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Picos, PI - Brasil, Universidade Federal do Piauí
  • Natasha Marques Frota Centro Universitário Estácio do Ceará, Departamento de Enfermagem, Fortaleza CE , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Centro Universitário Estácio do Ceará, Departamento de Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil
  • Débora Valente da Silva Centro Universitário Estácio do Ceará, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Fortaleza CE , Brazil, Acadêmica. Centro Universitário Estácio do Ceará, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil
  • Luciana Maria Oliveira de Sousa Universidade de Fortaleza, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Fortaleza CE , Brazil, Acadêmica. Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil, Universidade de Fortaleza
  • Jamily Cunha de Almeida Universidade de Fortaleza, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Fortaleza CE , Brazil, Acadêmica. Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Departamento de Enfermagem, Curso de Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil, Universidade de Fortaleza
  • Francisco Mauricio Sales Cysne UNIFOR, Departamento de Farmácia, Curso de Farmácia, Fortaleza CE , Brazil, Acadêmico. UNIFOR, Departamento de Farmácia, Curso de Farmácia. Fortaleza, CE - Brasil, Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49864

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educacional, Sinais Vitais

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever a avaliação pelo público-alvo de um aplicativo de celular construído para o ensino dos sinais vitais. Seguiramse metodologicamente os passos propostos por Galvis-Panqueva para o processo de construção e validação de tecnologias. E neste estudo está descrita a etapa de avaliação pelo usuário. Participaram 29 acadêmicos do curso de graduação de enfermagem, que responderam a um instrumento de avaliação do aplicativo quanto às características de estilo, motivação e conteúdo. Como resultado, é possível destacar que a maior parte avaliou o aplicativo como excelente para as três características avaliadas: estilo (21-25; 72,6%-86,2%); motivação (20-25; 69,0%-86,2%); e conteúdo (21-25; 72,4%-86,2%). No tocante à adesão ao uso do aplicativo, considera-se que a avaliação demonstrada nos resultados permite sugerir que os estudantes o utilizarão de forma rotineira, conforme suas necessidades, haja vista que ao considerar altos os valores de motivação, estilo e conteúdo, estará implícito um envolvimento emocional em acreditar que o recurso poderá ser útil para auxiliar na tomada de decisões. Assim, conclui-se que o aplicativo foi bem avaliado pelo grupo de estudantes de enfermagem. Desse modo, prevê-se que esse recurso será uma alternativa viável para o fortalecimento do processo de aprendizagem.

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Publicado

09-11-2017

Como Citar

1.
Pereira FGF, Frota NM, Silva DV da, Sousa LMO de, Almeida JC de, Cysne FMS. Avaliação de aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 9º de novembro de 2017 [citado 1º de dezembro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49864

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