Mapa de conversação em diabetes:

estratégia educativa na visão dos profissionais da saúde

Autores

  • Fernanda Figueredo Chaves Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação, Brasil; UFMG, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação
  • Fernanda Azeredo Chaves Belo HorizonteMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Brasil
  • Sumaya Giarola Cecílio Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação, Brasil
  • Marta Araújo Amaral Belo HorizonteMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Brasil
  • Heloísa de Carvalho Torres Belo HorizonteMG, UFMG, Escola de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150066

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Autocuidado, Educação em Saúde, Pessoal de Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a visão dos profissionais da saúde sobre o Mapa de Conversação em Diabetes como estratégia educativa. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizado com 14 profissionais da saúde inseridos em unidades básicas de saúde da regional leste do município de Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada guiada pelas seguintes questões: "quais as práticas educativas que vêm sendo utilizadas na atenção primária?"; "de que modo vêm sendo utilizadas?"; e "quais os seus fundamentos?" Em seguida, foram realizados grupos focais por meio das questões norteadoras: "como você acha que é ter o diagnóstico de diabetes?"; "como você acha que é ter que seguir um plano de cuidados diários para a saúde?"; e "qual é a sua visão do Mapa de Conversação em Diabetes?" Os dados foram analisados com base no referencial de análise de conteúdo de Bardin, do qual emergiram duas categorias: a) o Mapa de Conversação como uma estratégia de aprendizagem participativa; b) fatores que interferem na prática educativa para o autocuidado. A utilização do Mapa de Conversação em Diabetes permitiu verificar a visão dos profissionais sobre uma nova estratégia para a construção do autocuidado em diabetes, reconhecendo-o, assim, como uma ferramenta apropriada para a condução das práticas educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Salinero MAF, Pau ECS, Arrieta FJB, Abanades JCH, Martín CM, Rodés BS, et al. Effectiveness of procede model for health education on changes and level of control of HbA1c, blood pressure, lipids, and body mass index in patients with type 2 Diabetes Mellitus. BMC Public Healthy. 2011; 11(267):2-9.

2. Asimakopoulou K, Newton P, Sinclair AJ, Scambler. Health care professionals’ understanding and day-to-day practice of patient empowerment in diabetes; time to pause to thought? Diabetes Res Clin Pract. 2012; 95(2):224-9.

3. Tol A, Shojaeezadeh D, Sharifirad G, Alhani F, Tehrani MM. Determination of empowerment score in type 2 diabetes patients and its related factors. J Pak Med Assoc. 2012; 62(1):16-20.

4. Omar DF, Worley AV, Sperl JH, Beaton SJ, Lavin JT, Glasrud P. Educator experience with the U.S Diabetes conversation map® education program in the journey for control of diabetes: the IDEA study. Diabetes Spectr. 2010; 23(3):194-8.

5. Velasco AC, Ponce ERR, Madrigal HGL, Magos GA. Impacto de un mapa conversacional como estrategia educativa para mejorar el control metabólico de pacientes con Diabetes Mellitus tipo 2. Atención Familiar. 2014; 21(2):42-6.

6. Belton AB. Conversation maps in Canada: the first 2 years. Diabetes Spectr. 2008; 21(2):139 42.

7. Chinenye S, Young EE. Diabetes conversation map in Nigeria: a new socioeducational tool in diabetes care. Indian J Endocr Metab. 2013; 17(6): 1009-11.

8. Grenci A. Applying new diabetes teaching tools in Health-Related Extension Programming. J Extension. 2010; 28(1):1-6.

9. Martins J, Bicudo MAV. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Centauro; 2008.

10. Shaha M, Wenzel J, Hill EE. Planning and conducting focus group research with nurses. Nurse Res. 2011; 18(2):77-87.

11. Sehnem GD, Alves CN, Wilhelm LS, Ressel LB. Utilização do grupo focal como técnica de coleta de dados em pesquisas: relato de experiência. Ciênc Cuid Saude. 2015; 14(2):1194-200.

12. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

13. Frederick ML, Johnson PJ, Duffe J, McCarthy BD. Coaching of physicians by RNS to improve diabetes care. The Diabetes Educator. 2013; 39(2):171-7.

14. Pimouguet C, Le Goff M, Thiébaut R, Dartigues JF, Helmer C. Effectiveness of disease management programs for improving diabetes care: a meta–analysis. Rev CMAJ. 2011; 183(2):115-27.

15. Funnell MM, Anderson RM. Patient empowerment: from revolution to evolution, treatment strategies-diabetes. 2011; 3(1):98-105.

16. Rosal MC, Carbone ET, Goins KV. Use of cognitive interviewing to adapt measurement instruments for low-literate hispanics. Diabetes Educ. 2003; 29(6):1006-16.

17. Hill FB, Lazo M, Peyrot M, Doswell A, Chang YT, Hill MN, et al. Effect of problem-solving based diabetes self-management training on diabetes control in a low income patient sample. J Gen Intern Med. 2011; 26(9):972-8.

18. Tol A, Shojaeezadeh D, Sharifirad G, Alhani F, Tehrani MM. Determination of empowerment score in type 2 diabetes patients and its related factors. J Pak Med Assoc. 2012; 62(1):16-20.

19. Clark ML, Utz SW. Social determinants of type 2 diabetes and health in the United States. World J Diabetes. 2014; 15(3):296-304.

20. Mette G, Tine C, Charlotte C, Charlotte D. Analysing group interaction in focus group research: impact on content and the role of the moderator. Qualitative Studies. 2011; 2(1):16 30.

21. Ünsal EA, Arkan B. Individual and Group education in diabetes and outcomes. Aquichan. 2014; 14(2):138-47.

22. Wong DR, Rieger FP. Health coaching in diabetes: empowering patients to self-manage. Can J Diabetes.2013; 37(1):41-4.

23. Chen HY, Ruppert K, Charron DP, Noullet WV, Zgibor JC. Effects of depression and antidepressant use on goal setting and barrier identification among patients with type 2 diabetes. Diabetes Educ. 2011; 37(3):370-80.

24. Williams IC, Utz SW, Hinton I, Yan G, Jones R, Reid K. Enhancing diabetes self-care among rural african americans with diabetes: results of a twoyear culturally tailored intervention. Enhancing Diabetes Self-Care. 2014; 40(2):231-9.

Publicado

01-12-2015

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Mapa de conversação em diabetes:: estratégia educativa na visão dos profissionais da saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2015 [citado 25º de dezembro de 2025];19(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50061

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)