Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Cristina Toschie de Macedo Kuabara MaríliaSP, Secretaria Municipal de Saúde de Marília, Brasil
  • Patrícia Regina de Souza Sales MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Hospital das Clínicas , Brasil
  • Maria Jose Sanches Marin MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem , Brasil
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v18i1.50189

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Ensino, Serviços de Saúde

Resumo

Este estudo propõe analisar as características da integração ensino-serviço para academia, serviços de saúde e comunidade, a partir de uma revisão integrativa da literatura nacional. A busca foi realizada no Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e foram selecionadas 54 publicações. O tipo de estudo predominante foi relato de experiência com reflexão teórica focado na atenção básica e nos cursos de Enfermagem e Medicina. Para a academia constata-se a redução da dicotomia teoria e prática e a aproximação com os princípios do Sistema Único de Saúde. A integração auxilia os serviços no desenvolvimento de ações e na capacitação dos profissionais, melhorando a qualidade do cuidado. Descrevem-se como dificuldades, relações assimétricas, distanciamento entre os atores, sobrecarga de trabalho e inadequação da estrutura física dos serviços. Coloca-se a necessidade de mudanças nas relações e métodos de ensino, mais envolvimento dos atores e mudanças na concepção epistemológica.

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Publicado

01-03-2014

Como Citar

1.
Kuabara CT de M, Sales PR de S, Marin MJS, Tonhom SF da R. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2014 [citado 4º de novembro de 2024];18(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50189

Edição

Seção

Revisao Integrativa

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