Cursos de enfermagem do estado de São Paulo frente às diretrizes curriculares

Autores

  • Elaine Cristina lacida Soriano TupãSP, Centro Paula Souza, Escola Técnica Estadual Professor Massuyuki Kawano , Núcleo de Gestão Pedagógica, Brasil
  • Cássia Regina Fernandes Biffe Peres Unesp, Faculdade de Medicina de Botucatu ; MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Brasil
  • Maria Jose Sanches Marin MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde , Brasil
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Saúde , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150074

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Currículo

Resumo

Objetivo: este estudo propõe-se à analise dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de São Paulo quanto a avanços e desafios frente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), considerando modelo de gestão, perfil profissional, estrutura curricular, concepção pedagógica e articulação ensino/serviço. Método: estudo qualitativo, a partir de análise documental e entrevistas com os coordenadores de dois cursos de instituições públicas e três de instituições privadas. Resultados: descrevem-se um perfil que se aproxima das DCNs e a utilização do referencial pedagógico problematizador na tentativa de promover inovações. Em contradição a tal direcionamento, observam-se matrizes curriculares conformadas por disciplinas, dificuldades de inserção nos cenários de prática, além de contratação e capacitação docente incompatíveis com as propostas inovadoras. Conclusão: depreende-se que as instituições caminham entre o proposto e o possível, em contextos marcados por contradições.

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Publicado

01-12-2015

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Cursos de enfermagem do estado de São Paulo frente às diretrizes curriculares. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2015 [citado 18º de fevereiro de 2025];19(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50057

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