Cursos de enfermagem do estado de São Paulo frente às diretrizes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150074Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Sistema Único de Saúde, CurrículoResumo
Objetivo: este estudo propõe-se à analise dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de São Paulo quanto a avanços e desafios frente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), considerando modelo de gestão, perfil profissional, estrutura curricular, concepção pedagógica e articulação ensino/serviço. Método: estudo qualitativo, a partir de análise documental e entrevistas com os coordenadores de dois cursos de instituições públicas e três de instituições privadas. Resultados: descrevem-se um perfil que se aproxima das DCNs e a utilização do referencial pedagógico problematizador na tentativa de promover inovações. Em contradição a tal direcionamento, observam-se matrizes curriculares conformadas por disciplinas, dificuldades de inserção nos cenários de prática, além de contratação e capacitação docente incompatíveis com as propostas inovadoras. Conclusão: depreende-se que as instituições caminham entre o proposto e o possível, em contextos marcados por contradições.
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