Avaliação da implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade pediátrica

Autores

  • Tatiana Silva Tavares Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Brasil
  • Adriana Silva de Castro
  • Adriana Rosa Ferreira Fernandes Figueiredo Belo HorizonteMG, UFMG, Hospital das Clínicas , Unidade de Pediatria, Brasil
  • Dener Carlos dos Reis Belo HorizonteMG, UFMG, Escola de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20130022

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Assistência Hospitalar, Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde), Equipe de Enfermagem

Resumo

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) possibilita melhorar a qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Entretanto, sua implantação ainda é incipiente nos serviços de saúde. O objetivo com este estudo foi avaliar o processo de implantação da SAE em uma unidade pediátrica de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativa, no qual foram coletadas informações nos formulários institucionais destinados à SAE e aplicados questionários aos profissionais da equipe de enfermagem. Evidenciou-se que o processo de implantação da SAE enfrentou dificuldades relacionadas à sobrecarga de trabalho dos enfermeiros, à falta de conhecimento dos técnicos de enfermagem sobre o tema e ao pouco envolvimento dos profissionais da equipe nesse processo. A inadequação dos formulários institucionais destinados à SAE, associado ao seu preenchimento insatisfatório, e a falta de articulação entre as fases do processo de enfermagem também foram fatores que comprometem a implantação da SAE. Identificou-se a necessidade de mais inclusão dos técnicos de enfermagem na realização das etapas da SAE. Além disso, os resultados evidenciaram que o currículo dos cursos dos técnicos precisa contemplar conteúdos sobre o processo de enfermagem e a SAE, abordando as competências dos técnicos. Conclui-se que o processo de implantação da SAE deve ocorrer num contexto de gestão participativa, considerar aspectos organizacionais, como número de funcionários e intensidade de cuidado demandado pelos pacientes da unidade, além de valorizar a capacitação e sensibilização dos profissionais sobre esse sistema.

Referências

1. Koerich MS, Backes DS, Nascimento KC, Erdmann AL. Sistematização da assistência: aproximando o saber acadêmico, o saber-fazer e o legislar em saúde. Acta Paul Enferm. 2007; 20(4):446-51.

2. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN Nº 358/2009: Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2009.

3. Horta WA, Castellanos BEP. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU; 1979.

4. Castilho NC, Ribeiro PC, Chirelli MQ. A implementação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de saúde hospitalar do Brasil. Texto Contexto Enferm. 2009; 18(2):280 9.

5. Amante LN, Rossetto AP, Schneider DG. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva sustentada pela Teoria de Wanda Horta. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(1):54-64.

6. Tannure MC, Gonçalves AMP. SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem – guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

7. Cunha SMB, Barros ALBL. Análise da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, segundo o Modelo Conceitual de Horta. Rev Bras Enferm. 2005; 58(5):568-72.

8. França FCV, Kawaguchi IAL, Silva EP, et al. Implementação do diagnóstico de enfermagem na unidade de terapia intensiva e os dificultadores para enfermagem – relato de experiência. Rev Eletrônica Enferm. 2007; 9(2):537-46.

9. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução N 196 de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: MS; 1996.

10. Hermida PMV, Araújo IEM. Sistematização da Assistência de Enfermagem: subsídios para implantação. Rev Bras Enferm. 2006; 59(5):675-9.

11. Ramos LAR, Carvalho EC, Canini SRMS. Opinião de auxiliares e técnicos de enfermagem sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rev Eletrônica Enferm. 2009; 11(1):39 44.

Publicado

01-06-2013

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Avaliação da implantação da sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade pediátrica. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2013 [citado 25º de março de 2025];17(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50235

Artigos Semelhantes

1-10 de 1603

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)