Auditoria como estratégia de avaliação dos registros de enfermagem em unidade de internação pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v16i4.50272Palavras-chave:
Auditoria de Enfermagem, Registros de Enfermagem, PediatriaResumo
Neste estudo, foram avaliados os registros realizados pelos técnicos de enfermagem em uma unidade de internação pediátrica de um hospital universitário de Belo Horizonte-MG, utilizando o método de auditoria em enfermagem. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, retrospectivo, cujas informações foram coletadas, por meio de um instrumento preestabelecido, em 163 prontuários. Os dados foram estratificados em dois domínios - "aspectos legais" e "assistência de enfermagem" - e avaliados em relação ao turno de trabalho e dia da semana em que os registros foram realizados. Para a análise dos dados quantitativos foram utilizadas as frequências absolutas e relativas por meio do teste do qui-quadrado, com nível de significância de p< 0,05, usando o software SPSS, versão 15.0. Os registros também foram analisados qualitativamente pelo índice de positividade para a avaliação da assistência de enfermagem proposto por Carter. Os resultados demonstraram que os indicadores de aspectos ético-legais, como o registro do nome do profissional, letra legível, horário dos procedimentos de enfermagem, uso de siglas padronizadas e ausência de espaço em branco, apresentaram alto percentual de anotação, assim como os indicadores de assistência de enfermagem relacionados à coloração da pele e eliminações. Concluiu-se que a auditoria em prontuários é um método simples e eficaz para avaliar sistematicamente a qualidade dos registros dos técnicos de enfermagem, permitindo um direcionamento das ações de capacitação da equipe de enfermagem mediante a educação permanente.Downloads
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Publicado
01-12-2012
Como Citar
1.
Rosa L de A, Caetano L de A, Matos SS de, Reis DC dos. Auditoria como estratégia de avaliação dos registros de enfermagem em unidade de internação pediátrica. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2012 [citado 19º de setembro de 2024];16(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50272
Edição
Seção
Pesquisa