Ser mãe adolescente: representações de puérperas adolescentes a partir da técnica do desenho-estória

Autores

  • Francisco Rafael de Araújo Rodrigues Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar , Portugal; Porto, Universidade Estadual do Ceará, grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Família , Pt, rafaelrodrigues@uece.br
  • Dafne Paiva Rodrigues Porto, Universidade Estadual do Ceará, grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Família , Pt, rafaelrodrigues@uece.br; UECE, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Lucilane Maria Sales da Silva Porto, Universidade Estadual do Ceará, grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Família , Pt, rafaelrodrigues@uece.br; UECE, Curso de Graduação em Enfermagem
  • Maria Salete Bessa Jorge UECE, Curso de Graduação em Enfermagem ; FortalezaCE, Universidade Estadual do Ceará, Curso de Enfermagem Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem , masabejo@uece.br
  • Lea Dias Pimentel Gomes Vasconcelos Porto, Universidade Estadual do Ceará, grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Família , Pt, rafaelrodrigues@uece.br

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v14i3.50456

Palavras-chave:

Período Pós-Parto, Adolescência, Gravidez

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa apreender o processo de adolescer e ser mãe na adolescência com base na técnica do desenho-estória, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Representações Sociais. Este estudo foi desenvolvido em um hospital-maternidade público do município de Fortaleza-CE, no período de setembro de 2006 a janeiro de 2007, com 25 puérperas adolescentes, por meio da técnica do desenho-estória como tema, o que convergiu em três dimensões: físico-orgânica, psicoafetiva e psicossocial. Na dimensão físico-orgânica, foram citadas a fragilidade anatômica e a imaturidade biológica do corpo da jovem para conceber o filho. A maternidade ancorada na dimensão psicoafetiva caracteriza-se pela relação conflituosa entre a ambivalência de carência afetiva e rejeição, bem como pela felicidade e pela satisfação quanto à presença do filho. Na dimensão psicossocial, a mãe está associada às condutas consideradas importantes para o desenvolvimento social e cognitivo da criança.

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Publicado

01-09-2010

Como Citar

1.
Rodrigues FR de A, Rodrigues DP, Silva LMS da, Jorge MSB, Vasconcelos LDPG. Ser mãe adolescente: representações de puérperas adolescentes a partir da técnica do desenho-estória. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2010 [citado 19º de novembro de 2024];14(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50456

Edição

Seção

Pesquisa

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