Ser mãe adolescente: representações de puérperas adolescentes a partir da técnica do desenho-estória
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i3.50456Palavras-chave:
Período Pós-Parto, Adolescência, GravidezResumo
Objetivou-se com esta pesquisa apreender o processo de adolescer e ser mãe na adolescência com base na técnica do desenho-estória, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Representações Sociais. Este estudo foi desenvolvido em um hospital-maternidade público do município de Fortaleza-CE, no período de setembro de 2006 a janeiro de 2007, com 25 puérperas adolescentes, por meio da técnica do desenho-estória como tema, o que convergiu em três dimensões: físico-orgânica, psicoafetiva e psicossocial. Na dimensão físico-orgânica, foram citadas a fragilidade anatômica e a imaturidade biológica do corpo da jovem para conceber o filho. A maternidade ancorada na dimensão psicoafetiva caracteriza-se pela relação conflituosa entre a ambivalência de carência afetiva e rejeição, bem como pela felicidade e pela satisfação quanto à presença do filho. Na dimensão psicossocial, a mãe está associada às condutas consideradas importantes para o desenvolvimento social e cognitivo da criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-09-2010
Como Citar
1.
Rodrigues FR de A, Rodrigues DP, Silva LMS da, Jorge MSB, Vasconcelos LDPG. Ser mãe adolescente: representações de puérperas adolescentes a partir da técnica do desenho-estória. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2010 [citado 19º de novembro de 2024];14(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50456
Edição
Seção
Pesquisa