Prática educativa para autonomia do cuidador informal de idosos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2011.v15.50404Palavras-chave:
Cuidadores, Idoso, Papel do Profissional de EnfermagemResumo
Cuidar de um idoso dependente envolve tarefas complexas permeadas de dificuldades que podem ser agravadas pela falta de preparo e de informações para o cuidador, gerando insegurança e temores, o que pode trazer prejuízos no cuidado do idoso. Essa realidade demonstra a necessidade de ações de enfermagem que melhorem o enfrentamento do cuidador por meio de práticas educativas. Neste estudo, reflete-se sobre as práticas atuais de educação em saúde voltadas para os cuidadores informais de idosos, propondo uma prática educativa emancipatória à luz de Paulo Freire, que valorize respeite os valores culturais e os conhecimentos empíricos. Como proposta de prática educativa, pensada na perspectiva da liberdade do cuidador informal, pode-se desenvolver oficinas com vista a estimular a consciência crítica, ao mesmo tempo em que se oportuniza a troca de experiências e se estimula a autonomia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-03-2011
Edição
Seção
Reflexão
Licença
Copyright (c) 2011 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
1.
Prática educativa para autonomia do cuidador informal de idosos. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2011 [citado 13º de dezembro de 2025];15(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50404


































