Prática educativa para autonomia do cuidador informal de idosos

Autores

  • Chrystiany Plácido de Brito Vieira
  • Emiliana Bezerra Gomes Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde , Brasil
  • Ana Virgínia de Melo Fialho Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde , Brasil
  • Dafne Paiva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde , Brasil
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde , Brasil; UFC
  • Maria Veraci Oliveira Queiroz Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v15i1.50404

Palavras-chave:

Cuidadores, Idoso, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Cuidar de um idoso dependente envolve tarefas complexas permeadas de dificuldades que podem ser agravadas pela falta de preparo e de informações para o cuidador, gerando insegurança e temores, o que pode trazer prejuízos no cuidado do idoso. Essa realidade demonstra a necessidade de ações de enfermagem que melhorem o enfrentamento do cuidador por meio de práticas educativas. Neste estudo, reflete-se sobre as práticas atuais de educação em saúde voltadas para os cuidadores informais de idosos, propondo uma prática educativa emancipatória à luz de Paulo Freire, que valorize respeite os valores culturais e os conhecimentos empíricos. Como proposta de prática educativa, pensada na perspectiva da liberdade do cuidador informal, pode-se desenvolver oficinas com vista a estimular a consciência crítica, ao mesmo tempo em que se oportuniza a troca de experiências e se estimula a autonomia.

Downloads

Publicado

01-03-2011

Edição

Seção

Artigo Reflexivo

Como Citar

1.
Prática educativa para autonomia do cuidador informal de idosos. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2011 [citado 23º de março de 2025];15(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50404

Artigos Semelhantes

1-10 de 1603

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>