O país do carnaval

O refinado riso da eutrapelia

Autores

  • Júlia Ciasca Brandão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5024

Palavras-chave:

Utopia, Mundo às avessas, Guerra dos trinta anos, Carnaval, Eutrapelia

Resumo

Este artigo busca compreender o novo significado atribuído ao riso e ao Carnaval pelas autoridades religiosas e civis no século XVII, tendo como objeto de investigação a Utopia, obra homônima à de Thomas Morus, publicada em 1640 e escrita por Jakob Bidermann, jesuíta alemão, dramaturgo e futuro inquisidor da Igreja Católica em Roma. O texto relata a viagem de três amigos para um país imaginário chamado Utopia, onde os habitantes festejam um eterno Carnaval, o caos é institucionalizado, as regras da cultura estão suspensas, os cidadãos andam mascarados, e bebe-se e come-se em demasia. Os viajantes experimentam as terríveis consequências deste “mundo de cabeça para baixo” e as inseguranças de um lugar que vive imerso em vício, vaidade, violência e excesso; descobrem então que o mundo real, se baseado nas virtudes e na moral cristã, e principalmente se guiado pela Igreja Católica, torna-se um lugar muito mais verdadeiro, tranquilo e belo de se viver. Este artigo também discute a escolha do título e o significado de “utopia” concebido pelo texto.

Biografia do Autor

  • Júlia Ciasca Brandão, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa sobre Utopia (U-topos) e da Red Trasatlántica de Estudio de las Uto-pías. Contato: ciascajulia@gmail.com.

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Publicado

28-07-2017

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O país do carnaval: O refinado riso da eutrapelia. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 171–206, 2017. DOI: 10.35699/2525-8036.2017.5024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e5024. Acesso em: 24 dez. 2024.

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