Hegel, Carl Schmitt e a mediação recíproca do social e do político

Autores

  • Raphael Machado de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Guimarães Dias Francisco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2020.25196

Palavras-chave:

Hegel, Político, Social, Carl Schmitt

Resumo

O presente texto foi elaborado com o objetivo de aprofundar os estudos relativos à obra Hegel, Carl Schmitt: O Político entre a especulação e a positividade, de Jean-François Kervégan. Nesse trabalho, pretende-se estudar a temática relativa ao quarto capítulo da segunda parte do livro em questão, que trata, mais especificamente, sobre aspectos como a ética e a política, além da possibilidade de uma mediação recíproca entre Estado e sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Machado de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com interesse no ensino e na pesquisa das áreas de Filosofia, Filosofia do Direito, Teoria do Estado e Direito Constitucional. Membro do grupo internacional de pesquisa Cultura, História e Estado na linha de pesquisa Estado, Razão e História. Foi bolsista em iniciação científica pela CNPq no projeto Macrofilosofia, Direito e Estado, sob orientação do Prof. Doutor José Luiz Borges Horta. Também foi orientando de iniciação científica pelo CNPq sob orientação da Profa. Dra. Daniela Muradas. Atualmente é Pesquisador voluntário de iniciação científica no projeto Ciências do Estado: Caminhos e Soluções Institucionais para o Brasil, sob orientação do Prof. Dr. José Luiz Borges Horta.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6245-4724

Vinícius Guimarães Dias Francisco, Universidade Federal de Minas Gerais

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e formação complementar em Filosofia. Graduando em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, com formação complementar em Filosofia; graduando em arquitetura no Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1731-5100

Referências

ARRUDA, Jose Maria. Carl SCHMITT: politica, Estado e direito. In: OLIVEIRA, Manfredo; AGUIAR, Odilon Alves; SAHD, Luiz Felipe Neto de Andrade e Silva (Org.). Filosofia política contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARDOSO, Paulo Roberto. Dietética Cultural: Estado, soberania e defesa cultural. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. (Tese, Doutorado em Direito).

HEGEL, Georg.Wilhelm.Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio. São Paulo: Loyola, 1995.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia do Direito. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2010.

HORTA, José Luiz Borges. História do Estado de Direito. São Paulo: Alameda, 2011.

JAESCHKE, Walter. Hegel. La conciencia de la modernidade. Madrid: Akal, 1998.

KERVÉGAN, Jean-François. Hegel, Carl Schmitt: o político entre a especulação e a positividade. Barueri: Manole, 2006.

SALGADO, Joaquim Carlos Salgado. I Congresso Mineiro de Filosofia do Direito [conferência]. Faculdade de Direito da UFMG: Belo Horizonte, ago. 2006.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Hegel. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça no mundo contemporâneo: fundamentação e aplicação do direito como maximum ético. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

SALGADO, Joaquim Carlos. O Estado Ético e o Estado Poiético. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v.27. Belo Horizonte, TCE/MG, 1983.

SCHMITT, Carl. O Conceito do Político. Petrópolis: Vozes, 1992.

SOUSA, Francisco Pereira de. Hegel e a representação política. Goiânia: Philos, 2019.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

CASTRO, R. M. de; FRANCISCO, V. G. D. Hegel, Carl Schmitt e a mediação recíproca do social e do político. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: 10.35699/2525-8036.2020.25196. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e25196. Acesso em: 4 fev. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)