Hegel, Carl Schmitt e a mediação recíproca do social e do político

Autores

  • Raphael Machado de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Guimarães Dias Francisco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2020.25196

Palavras-chave:

Hegel, Político, Social, Carl Schmitt

Resumo

O presente texto foi elaborado com o objetivo de aprofundar os estudos relativos à obra Hegel, Carl Schmitt: O Político entre a especulação e a positividade, de Jean-François Kervégan. Nesse trabalho, pretende-se estudar a temática relativa ao quarto capítulo da segunda parte do livro em questão, que trata, mais especificamente, sobre aspectos como a ética e a política, além da possibilidade de uma mediação recíproca entre Estado e sociedade civil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphael Machado de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com interesse no ensino e na pesquisa das áreas de Filosofia, Filosofia do Direito, Teoria do Estado e Direito Constitucional. Membro do grupo internacional de pesquisa Cultura, História e Estado na linha de pesquisa Estado, Razão e História. Foi bolsista em iniciação científica pela CNPq no projeto Macrofilosofia, Direito e Estado, sob orientação do Prof. Doutor José Luiz Borges Horta. Também foi orientando de iniciação científica pelo CNPq sob orientação da Profa. Dra. Daniela Muradas. Atualmente é Pesquisador voluntário de iniciação científica no projeto Ciências do Estado: Caminhos e Soluções Institucionais para o Brasil, sob orientação do Prof. Dr. José Luiz Borges Horta.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6245-4724

  • Vinícius Guimarães Dias Francisco, Universidade Federal de Minas Gerais

    Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e formação complementar em Filosofia. Graduando em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, com formação complementar em Filosofia; graduando em arquitetura no Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1731-5100

Referências

ARRUDA, Jose Maria. Carl SCHMITT: politica, Estado e direito. In: OLIVEIRA, Manfredo; AGUIAR, Odilon Alves; SAHD, Luiz Felipe Neto de Andrade e Silva (Org.). Filosofia política contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARDOSO, Paulo Roberto. Dietética Cultural: Estado, soberania e defesa cultural. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. (Tese, Doutorado em Direito).

HEGEL, Georg.Wilhelm.Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio. São Paulo: Loyola, 1995.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia do Direito. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2010.

HORTA, José Luiz Borges. História do Estado de Direito. São Paulo: Alameda, 2011.

JAESCHKE, Walter. Hegel. La conciencia de la modernidade. Madrid: Akal, 1998.

KERVÉGAN, Jean-François. Hegel, Carl Schmitt: o político entre a especulação e a positividade. Barueri: Manole, 2006.

SALGADO, Joaquim Carlos Salgado. I Congresso Mineiro de Filosofia do Direito [conferência]. Faculdade de Direito da UFMG: Belo Horizonte, ago. 2006.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Hegel. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça no mundo contemporâneo: fundamentação e aplicação do direito como maximum ético. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

SALGADO, Joaquim Carlos. O Estado Ético e o Estado Poiético. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v.27. Belo Horizonte, TCE/MG, 1983.

SCHMITT, Carl. O Conceito do Político. Petrópolis: Vozes, 1992.

SOUSA, Francisco Pereira de. Hegel e a representação política. Goiânia: Philos, 2019.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

CASTRO, Raphael Machado de; FRANCISCO, Vinícius Guimarães Dias. Hegel, Carl Schmitt e a mediação recíproca do social e do político. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: 10.35699/2525-8036.2020.25196. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e25196. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)