Notas sobre o drama constitucional brasileiro:

Resenha da defesa da Tese de Titularidade Dialética do Poder Moderador; Ensaio de uma Ontoteleologia do Estado do Brasil, de José Luiz Borges Horta

Autores

  • Thaylor Pascoalino Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Dialética, Poder Moderador, Teoria do Estado, Hegel

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaylor Pascoalino, Universidade Federal de Minas Gerais

Thaylor Pascoalino é acadêmico de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: thaylorp@ufmg.br    

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar: 2001.

HORTA, José Luiz Borges. A subversão do fim da História e a falácia do fim do Estado; notas para uma Filosofia do tempo presente. In: HORTA, José Luiz Borges; SALGADO, Karine. História, Estado e Idealismo Alemão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, p. 83-96.

HORTA, José Luiz Borges. Dialética do Poder Moderador; Ensaio de uma Ontoteleologia do Estado do Brasil. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020 (Tese, Titularidade em Teoria do Estado).

HORTA, José Luiz Borges. Urgência e emergência do constitucionalismo estratégico. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais, Belo Horizonte, Fórum, a. 6, n. 2, p. 783-806, jul./set. 2012.

MAYOS, Gonçal. Macrofilosofia de la Modernidad. Rota: dLibro, 2012.

SALGADO, Joaquim Carlos. O Estado Ético e o Estado Poiético. Revista do TCE, Belo Horizonte, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v. 27, n. 2, p. 37-68, abr./jun. 1998.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

PASCOALINO, T. Notas sobre o drama constitucional brasileiro:: Resenha da defesa da Tese de Titularidade Dialética do Poder Moderador; Ensaio de uma Ontoteleologia do Estado do Brasil, de José Luiz Borges Horta. Revista de Ciências do Estado, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e29631. Acesso em: 21 jun. 2021.