Análise de Política Externa
ferramentas didáticas e exemplos históricos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.42691Palavras-chave:
Análise de Política Externa, Teoria Política Externa, Ciência Política, Relações Internacionais, ResenhaResumo
Neste trabalho, resenhamos a obra “Foreign Policy Analysis: a Toolbox”, um livro-texto de autoria dos professores de Ciência Política Jean-Frederic Morin e Jonathan Paquin. O livro, que faz uma apresentação sobre o campo de Análise de Política Externa, foi pensado como uma caixa de ferramentas, de onde pesquisadores e estudantes podem tirar referências, ideias e conceitos que irão auxiliá-los em suas pesquisas. O trabalho se divide em dez capítulos, e nele são apresentadas uma série de teorias de política externa que lidam com tomadores de decisão, atores burocráticos, instituições políticas, atores sociais, a racionalidade, a cultura, e a estrutura do sistema internacional. Notamos a falta de um detalhamento maior sobre determinadas teorias e teóricos, que poderiam ter sido contextualizados de uma forma melhor, assim como de discussões mais aprofundadas sobre estudos de caso - algo que poderia ter sido melhor explorado, uma vez que o campo de análise de política externa contém diversos desses estudos. Não obstante, acreditamos que os autores tiveram sucesso em apresentar uma grande variedade de teorias e abordagens - na realidade, bem mais do que normalmente se esperaria em livros didáticos introdutórios. Isso permite que os estudantes de Relações Internacionais e Política Externa estendam a sua visão acerca de como esse campo é estudado cientificamente. Acreditamos que esse livro-texto é um ótimo auxílio didático ou mesmo um livro base para disciplinas de análise de política externa em cursos de Ciência Política ou Relações Internacionais.
Downloads
Referências
ALLISON, G. T. Conceptual Models and the Cuban Missile Crisis. American Political Science Review, v. 63, n. 3, p. 87-718, 1969. DOI: https://doi.org/10.1017/S000305540025853X
BULL, H. The Anarchical Society. London: Macmillan, 1977. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-24028-9
HERMANN, MARGARET. G. Explaining Foreign Policy Behavior Using Personal Characteristics of Political Leaders. International Studies Quarterly, v. 24, n. 1, p. 7-46, 1980. DOI: https://doi.org/10.2307/2600126
HEYWOOD, Andrew. Politics, 5 ed. London: Red Globe Press, 2019.
JERVIS, R. Perception and Misperception in International Politics. Princeton: Princeton University Press, 1976.
MCLEAN, E. V. ROBLYER, D. A. Public Support for Economic Sanctions: An Experimental Analysis. Foreign Policy Analysis, v. 13, n. 1, p. 233-254, 2017.
MORIN, Jean-Frédéric; PAQUIN, Jonathan. Foreign policy analysis: A toolbox. Gewerbestrasse: Springer, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-61003-0
NEACK, Laura. Studying Foreign Policy Comparatively: Cases and Analysis. 4. ed. Maryland: Rowman & Littlefield, 2018.
PAGE, B. SHAPIRO, R. Effects of Public Opinion on Policy. American Political Science Review, v. 77, n. 1, p. 175-190, 1983. DOI: https://doi.org/10.2307/1956018
WALLERSTEIN, I. The Modern World System I: Capitalist Agriculture and the Origins of the European World-Economy in the Sixteenth Century. New York: Academic Press, 1974.
WALTZ, K. Man, State, and War. New York: Columbia University Press, 1959.
_______. Theory of International Politics. New York: McGraw-Hill, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Victor Lira-Brito, Estevão Luiz de Lacerda Vidal Albuquerque Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.