Pensar uma outra Universidade
contribuições da experiência do bacharelado em Ciências do Estado - UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4985Palavras-chave:
Interdisciplinaridade , Metodologia inovadora de ensino , UniversidadeResumo
Esse artigo pretende analisar a trajetória do curso de Ciências do Estado. Para tanto, analisará as difi culdades que a própria ideia de interdisciplinaridade ou de transdisciplinaridade enfrenta, analisará também o ideal expresso no plano do curso, depois a proposta metodológica dos seminários e, por fim, a diferença entre a teoria e a prática. A partir dessa análise, tentaremos avaliar se os problemas do curso não são problemas maiores, relacionados com a própria estrutura universitária e se, no fundo, não é preciso repensar essa estrutura para que o curso de Ciências do Estado apresente-se não só como uma boa proposta de ensino, mas como um modelo a ser levado em consideração pelos cursos da Universidade.
Referências
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Como Realizar um Seminário. Documentos do Curso de Pedagogia Universitária em Saúde. Disponível em: <http://eventos.uepg.br/pedago-gia_saude/downloads/Orientacao%20seminario.pdf>. Acesso em: Novembro de 2015.
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Como Realizar um Seminário. Documentos do Curso de Pedagogia Universitária em Saúde. Disponível em: <http://eventos.uepg.br/pedago-gia_saude/downloads/Orientacao%20seminario.pdf>. Acesso em: Novembro de 2015.
CAPELLA, Juan Ramón. A aprendizagem da aprendizagem: uma introdução ao estudo do direito. Trad. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa.; DIAS, Maria Tereza Fonseca. Belo Horizonte: Forum, 2011.
DA SILVA SOUZA, Cacilda; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Es-tratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais–aspectos gerais. Medicina, Ribeirao Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
ONU. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Elabo-rada na Conferência Mundial sobre Educação Superior - UNESCO, Paris, 9 de outubro de 1998.
DOMINGUES, Ivan. Em Busca do Método. In: DOMINGUES, Ivan (org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte:. Editora UFMG, 2005.
GEYMONAT, Ludovico. Historia del pensamento fi losófi co y científi co. Siglo XX (I). Bar-celona: Editorial Ariel, 1984.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Organização e tradução de Maria da Conceição Almeida e Edgard de Assis Carvalho. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.
PAULA, João Antônio (Org). A Transdisciplinaridade e os desafi os contemporâneos. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Ciên-cias do Estado. Faculdade de Direito, Belo Horizonte, Novembro de 2012. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/images/stories/colgradce/estrutura/PPC_nov__2012.pdf> Acesso em: Novembro de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Ciências do Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.