Pensar uma outra Universidade

contribuições da experiência do bacharelado em Ciências do Estado - UFMG

Autores

  • Pâmela Rezende Côrtes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Badaró de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4985

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade , Metodologia inovadora de ensino , Universidade

Resumo

 Esse artigo pretende analisar a trajetória do curso de Ciências do Estado. Para tanto, analisará as difi culdades que a própria ideia de interdisciplinaridade ou de transdisciplinaridade enfrenta, analisará também o ideal expresso no plano do curso, depois a proposta metodológica dos seminários e, por fim, a diferença entre a teoria e a prática. A partir dessa análise, tentaremos avaliar se os problemas do curso não são problemas maiores, relacionados com a própria estrutura universitária e se, no fundo, não é preciso repensar essa estrutura para que o curso de Ciências do Estado apresente-se não só como uma boa proposta de ensino, mas como um modelo a ser levado em consideração pelos cursos da Universidade.

 

Biografia do Autor

  • Pâmela Rezende Côrtes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Direito pela UFMG e Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

  • Rodrigo Badaró de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Direito pela UFMG e Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

Referências

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Publicado

27-07-2016

Como Citar

Pensar uma outra Universidade: contribuições da experiência do bacharelado em Ciências do Estado - UFMG . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 94–113, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4985. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e4985. Acesso em: 15 dez. 2024.

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