Desvendando a filosofia do direito
um livro-guia para iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2025.58371Palavras-chave:
Filosofia do direito, Teoria do direito anglo-saxã, Filosofia moral, Teoria geral do direito, ÉticaResumo
Estudar filosofia do direito sem treinamento filosófico é sem dúvidas um desafio. Nesta resenha da obra “Filosofia do Direito: um Breve Manual”, de Daniel Peixoto Murata (Casa do Direito, 2024), apresento brevemente o livro e argumento que o seu grande mérito é dar um passo na direção de desmistificar esse processo fornecendo um guia para conhecer filosofia do direito, engajar com as obras e autores e compreender a pesquisa como uma empreitada coletiva. Faço três ressalvas que não diminuem a importância do manual e tampouco são uma crítica: (i) a maioria dos livros de filosofia do direito exigirá mais esforço e paciência do que este manual para compreender os argumentos na fonte, (ii) apesar do domínio anglo-saxão na área, há importantes filósofos do direito fora do mundo anglófono e um crescente movimento teórico no Brasil, (iii) muitos dos debates apresentados no livro já são amplamente conhecidos no Brasil, como mostram os autores citados por Murata. Critico, entretanto, o fato de que o livro reflete uma tendência comum entre autores brasileiros: reconstruir os debates em torno de teóricos, em vez de enfrentar problemas filosóficos de forma independente. Fazer filosofia do direito envolve priorizar os problemas filosóficos, não os teóricos que os formularam, reconhecendo que, às vezes, devemos abandoná-los.
Downloads
Referências
DICKSON, Julie. Elucidating law. New York: Oxford University Press, 2022.
HART, Herbert L.A.; BULLOCH, Penelope A. The concept of law. 2. ed., repr. Oxford [u.a]: Clarendon Press, 1998.
MATOS, Saulo de; COELHO, André; BUSTAMANTE, Thomas (Orgs.). Interpretando O Conceito de Direito de H. L. A. Hart: ensaios críticos e analíticos. Belo Horizonte: Conhecimento Editora, 2023.
MURATA, Daniel Peixoto. Filosofia do direito: um breve manual. Belo Horizonte: Casa do Direito, 2024.
MURATA, Daniel Peixoto; MORBACH, Gilberto (Orgs.). Curso de Filosofia do Direito Contemporânea. São Paulo: Dialética, 2024.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
SGARBI, Adrian. Introdução à teoria do direito. São Paulo: Marcial Pons, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bárbara Ronsoni de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
