Políticas da performatividade

a experiência da Praia da Estação em Belo Horizonte e a afirmação de um direito menor

Autores

  • Igor Viana Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2020.15143

Palavras-chave:

Praia da Estação, Performatividade, Espaço, Direito menor

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o caráter performativo da política e do direito através da experiência da Praia da Estação em Belo Horizonte e em diálogo com Carla Rodrigues, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Igor Oliveira, Judith Butler e Thálita Motta. Essa experiência urbana é um evento artístico-cultural que ocorre desde 2010, transformando a praça central da capital de  Minas Gerais (um estado sem mar) em uma verdadeira praia. Ele surge após o Decreto nº 13.798/2009 do então prefeito Márcio Lacerda, proibindo a realização de eventos de qualquer natureza na Praça da Estação. Entendo que a Praia é um evento que celebra o poder performativo dos corpos de que nos fala Judith Butler. Corpos que colocam em ato o caráter público da praça e o direito à cidade no próprio ato de realizar sua manifestação. Dialogando também com a “literatura menor” de Deleuze e Guattari, essa dimensão performativa presentifica, ao meu ver, um devir minoritário do direito como tarefa do povo. Um direito menor capaz de constituir outros mundo possíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando da Linha História, Poder e Liberdade da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais sob a orientação do Prof. Andityas Soares de Moura Costa Matos. Bolsista CAPES. Integra o Projeto Coletivo Filosofia do Poder e Pensamento Radical. Pesquisador Visitante na Universidade de Westminster. É autor do livro O espetáculo do gênero: uma cruzada no século XXI. É um dos coordenadores da Série Políticas da Performatividade, que reúne os livros: Conferências; Corpos e a Produção do Sensível; e Levantes e a Biopolítica.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8132-1185

Referências

AUSTIN, John L. How to do things with words. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1992.

BROWN, Wendy. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. Zone Books: New York, 2015.

BUTLER, Judith. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e a subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad.: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa da assembleia. Trad.: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 5. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DERRIDA, Jacques. Assinatura, acontecimento, contexto. In: Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

FRANZONI, Julia Ávila. O direito & o direito: estórias da Izidora contadas por uma fabulação jurídico-espacial. Belo Horizonte, Tese (doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, 2018.

MELO, Thálita Motta. Praia da Estação: carnavalização e performatividade. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Escola de Belas Artes, 2014.

OLIVEIRA, Igor Thiago Moreira. Uma “Praia” nas Alterosas, uma “antena parabólica” ativista: configurações contemporâneas da contestação social de jovens em Belo Horizonte (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014.

PHILIPPOPOULOS-MIHALOPOULOS, Andreas. Spatial justice: body, lawscape, atmosphere. Routledge : New York, 2015.

REPOLÊS, Maria Fernanda Salcedo; et al. PARANGOLEI - como o espaço e o tempos revestem os sentidos de Constituição: delineamentos de pesquisa. In: CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade; et al (orgs.). Corpos e a Produção do Sensível. Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2019 (Série Políticas da Performatividade).

RODRIGUES, Carla. Três tempos da performatividade em Butler. In: CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade; VIANA, Igor Campos. Conferências. Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2019 (Série Políticas da Performatividade).

Downloads

Publicado

03-06-2020

Como Citar

Políticas da performatividade: a experiência da Praia da Estação em Belo Horizonte e a afirmação de um direito menor . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 1–15, 2020. DOI: 10.35699/2525-8036.2020.15143. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e15143. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 182

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.