Democracia e o subsistema digital do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2024.52324Palavras-chave:
Democracia, Capitalismo, DigitalResumo
O presente artigo pretende avaliar, a partir de revisão bibliográfica crítica, os impactos da era digital para as crises das democracias ocidentais, sobretudo em âmbito nacional. Por certo, o neoliberalismo econômico tem contribuído sobremaneira para o processo de corrosão dos pilares democráticos vistos nos últimos tempos. Para Nancy Fraser, embora o subsistema econômico seja um dos mais influentes aspectos do capitalismo, este modelo consiste em verdadeira ordem social institucionalizada, a qual abrange outros elementos constitutivos que são suas condições de possibilidade de fundo. Nessa compreensão abrangente de capitalismo, o digital vem performando como mais um de seus sustentáculos, o que pode ser demonstrado inscrevendo-se o virtual como mais um subsistema do capital, correlação esta que pode contribuir para uma percepção mais crítica dos dilemas da contemporaneidade.
Referências
BERNARDES, Vinícius; LOPES, Julliana; LORENZETTI, Evelyne; ROCHA, Lucas; RODRIGUES, Basília; URIBE, Gustavo. Criminosos invadem plenário do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto. CNN, São Paulo e Brasília, 08 de jan. de 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/manifestantes-furam-bloqueio-e-entram-na-esplanada-em-brasilia/. Acesso em 05 abr. 2023.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inquérito 4.879. Relator: Min. Alexandre de Morais. Brasília, 8 de jan. de 2023. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/DECISA771OAfastagovernadoreoutrasmedidas2.pdf Acesso em: 05 abr. 2023.
BRASIL. TSE aprova resolução para dar mais efetividade ao combate à desinformação no processo eleitoral. Tribunal Superior Eleitoral, 20 de out. de 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Outubro/tse-aprova-resolucao-para-dar-mais-efetividade-ao-combate-a-desinformacao-no-processo-eleitoral. Acesso em 18 abr. 2024.
BRESSIANI, Nathalie; RIBEIRO, Nádia Junqueira. Nancy Fraser: “O neoliberalismo não se legitima mais”. Le Monde Diplomatique Brasil, Rio de Janeiro, 26 mar. 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/nancy-fraser-o-neoliberalismo-nao-se-legitima-mais/ Acesso em 30 jun. 2024.
CALLEJÓN, Francisco Balaguer. A constituição do algoritmo. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
CASSINO, João Francisco; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da; SOUZA, Joyce. Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.
FLECK, Amaro. O que é o neoliberalismo? Isto existe?. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 29, n. 59, p. 248-268, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/29014/15997. Acesso em: 26 nov. 2024.
FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Trad. Nathalie Bressiani. O Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.
FRASER, Nancy; SOUZA FILHO, José Ivan Rodrigues. Crise de legitimação? Sobre as contradições políticas do capitalismo financeirizado. Cadernos de Filosofia Alemã: crítica e modernidade, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 153–188, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/153165. Acesso em: 30 jun. 2024.
FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GLEZER, Rubens; BARBOSA, Ana Laura Pereira (org). CHUEIRI, Vera Karam de. Resiliência ou Crise? Concepções em disputa para uma compreensão mais ou menos crítica dos últimos dez anos de democracia constitucional brasileira. Resiliência e deslealdade constitucional: uma década de crise. São Paulo: Contracorrente, 2023.
HAN, Byung-Chul. Infocracia: Digitalização e a crise democrática. Petrópolis: Vozes, 2022.
LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
MATTEI, Clara. A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2023.
PERASSO, Valéria. O que é a 4ª revolução industrial – e como ela deve afetar nossas vidas. BBC News Brasil, 22 out. de 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309. Acesso em 27 abr. 2024.
ROCHA, João Cézar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.
SAAD FILHO, Alfredo. A Era das Crises: neoliberalismo, o colapso da democracia e a pandemia. São Paulo: Contracorrente, 2023.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno, vol. 1: A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI. Edições Afrontamento, 1990.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Otávio Sales Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.