Educação Superior Brasileira na Contemporaneidade

Desafios. A Universidade do Amanhã

Autores

  • Francisco César de Sá Barreto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.26837

Palavras-chave:

universidade do amanhã, transdisciplinaridade, diversidade, flexibilidade

Resumo

A primeira seção apresenta a situação atual das universidades brasileiras, suas mazelas e sua visão retrógrada. Na seção seguinte é apresentado um resumo das origens da universidade brasileira e sua posição no contexto internacional. A legislação brasileira concernente ao assunto é descrita pelo parecer CFE 977/65 e pelo PNPG 2011/2020. São expostos os dados comparativos da produção científica no mundo, seu impacto na sociedade e a presença brasileira nesse cenário. Em seguida, na terceira seção, são descritas as características da denominada “universidade do amanhã”, ou seja, flexibilidade e diversidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, em contraste com as características atuais das universidades brasileiras, descritas na primeira seção. A quarta seção trata das questões relativas ao desejável futuro das universidades brasileiras.

Biografia do Autor

  • Francisco César de Sá Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Emérito da UFMG. Professor Visitante da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paranaíba, Ouro Branco, MG.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Educação Superior Brasileira na Contemporaneidade: Desafios. A Universidade do Amanhã. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 22–53, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.26837. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/26837. Acesso em: 23 dez. 2024.