Bd 3, Nr 1 (2024): A história da arte como história cultural: uma “visão cosmovisional”

Inhaltsverzeichnis

Revista Completa

Expediente

Editorial

Editorial
Magno Moraes Mello
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892122

Artigos Dossiê Temático

Apresentação - Dossiê temático
Luiz Alberto Ribeiro Freire
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892120
A estigmatização de São Francisco na pintura “Êxtase de São Francisco” de Michelangelo Merisi da Caravaggio
Adriano Cézar de Oliveira
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892107
A decoração de brutescos da capela de Nossa Senhora da Paz na igreja do Colégio da Bahia, século XVII
Belinda Maria de Almeida Neves
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892096
Iconografia sobre as Inquisições Ibéricas e o tema de São Domingos e dominicanos
Guilherme Augusto Guglielmelli Silveira
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892111
As armas de Cristo entre chinesices e brutescos: pinturas na sacristia da igreja de Nossa Senhora do Rosário em Embu, SP
Myriam Salomão
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892114
Ver e orar: a festa barroca nas imagens, ritos e hinos
Robson L. S. Barbosa
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892116

Artigos Livres (fluxo contínuo)

Mestre Valentim
Alexandre Rosalino Silva
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892134
Músicas e mulheres em pinturas do século XVIII no Brasil
Angela Brandão
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892136
Entre a religiosidade e a musealidade: a ressignificação da Igreja de São Francisco da Penitência do Museu Sacro Franciscano do Rio de Janeiro
Anne Teixeira Barcellos, Helena Cunha de Uzeda
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892138
Dois Aprendizes, um Mestre português e conversações sobre a Arte da Pintura em Minas Colonial
Celio Macedo Alves
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892143
As pinturas de teto portuguesas e suas congêneres paulistas
Danielle Manoel dos Santos Pereira
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892147
A igreja de São Lourenço dos Índios de Niterói: uma joia do Maneirismo brasileiro pouco conhecida
Marcus Tadeu Daniel Ribeiro
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892152
Le Madonne in Maestà degli Uffizi, tre pitture tra disegno e architettura
Maria Teresa Bartoli
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892156
As fadas e a política no século XVII
Paula Ferreira Vermeersch
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892160
O lugar da arquitetura religiosa mineira da segunda metade do século XVIII no contexto da arte barroca
Rodrigo Espinha Baeta
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892162
O Teatro Musical como Arquivo, Performance e Representação
Suelen Régia dos Santos Ogando
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892170

Resenha

Resenha: RAMÍREZ, Juan Antonio. Construcciones ilusorias, Arquitecturas descritas, Arquitecturas pintadas. Madrid, Alianza Forma, 1983.
Cenise Monteiro
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892175
Resenha NATIONAL FOUNDATION ON THE ARTS AND THE HUMANITIES; NATIONAL ENDOWMENT FOR THE ARTS. Creativity and Persistence: Art that Fueled the Fight for Women’s Suffrage. Editado por Don Ball e Mary Anne Carter. Washington, D.C.: NEA, 2020. 124p.
Vitor Claret Batalhone Júnior
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892177

Entrevista

Entrevista com Percival Tirapeli
Karin Philippov
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892181
Entrevista com Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
Luiz Alberto Ribeiro Freire
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13892179
Alle Ausgaben anzeigen