Cultura escrita e materialidade: possibilidades interdisciplinares de pesquisa

Autores

  • Márcia Almada

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades de investigação interdisci-
plinar no campo da cultura escrita, unindo as metodologias de
pesquisa do historiador e do conservador-restaurador de docu-
mentos gráficos. Propõe uma discussão sobre a viabilidade da
incorporação das fontes escritas aos conceitos e metodologias
dos estudos históricos sobre cultura material, ao mesmo tempo
em que avalia a necessidade de uma sistematização metodo-
lógica da conservação-restauração que preserve a memória
material dos documentos.

Biografia do Autor

Márcia Almada

Doutora em História Social da Cultura e Especialista em
Conservação de Papel. Professora do Curso de Conservação
e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas
Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Vice-líder do grupo de pesquisa “A modernidade ibero-a-
mericana e a capitania de Minas Gerais (séculos XVII-XVIII) –
Espaços, Poder, Cultura e Sociedade” e membro do grupo de
pesquisa “Elementos materiais da cultura e patrimônio”.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Como Citar

ALMADA, M. Cultura escrita e materialidade: possibilidades interdisciplinares de pesquisa. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 134–147, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15485. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática