Cultura escrita e materialidade: possibilidades interdisciplinares de pesquisa

Autores

  • Márcia Almada

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades de investigação interdisci-
plinar no campo da cultura escrita, unindo as metodologias de
pesquisa do historiador e do conservador-restaurador de docu-
mentos gráficos. Propõe uma discussão sobre a viabilidade da
incorporação das fontes escritas aos conceitos e metodologias
dos estudos históricos sobre cultura material, ao mesmo tempo
em que avalia a necessidade de uma sistematização metodo-
lógica da conservação-restauração que preserve a memória
material dos documentos.

Biografia do Autor

  • Márcia Almada
    Doutora em História Social da Cultura e Especialista em
    Conservação de Papel. Professora do Curso de Conservação
    e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas
    Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Vice-líder do grupo de pesquisa “A modernidade ibero-a-
    mericana e a capitania de Minas Gerais (séculos XVII-XVIII) –
    Espaços, Poder, Cultura e Sociedade” e membro do grupo de
    pesquisa “Elementos materiais da cultura e patrimônio”.

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Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Cultura escrita e materialidade: possibilidades interdisciplinares de pesquisa. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 134–147, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15485. Acesso em: 19 dez. 2024.