UCRÔNICA

UMA TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DAS ARTES AUDIOVISUAIS

Autores

  • Leonardo Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Montagem Audiovisual, Tempo Ucrônico, Tecnologias Contemporâneas.

Resumo

Há diversos entrelaçamentos possíveis entre tecnologias contemporânease o ensino de arte, porém é importante que o projeto pedagógico das escolas que se lançam a essa experimentação busque incentivar constantemente a apropriação de tecnologias com fins de experimentação artística por parte de sua equipe. Buscando contribuir com essa perspectiva pedagógica, desenvolvemos um software de código aberto e distribuição gratuita para a edição de vídeo, o qual possibilita reinventar a prática e as formas de ensino da montagem audiovisual. Este artigo apresenta os conceitos gerais que permeiam a tecnologia contemporânea da Montagem Ucrônica e algumas possibilidades no ensino das artes audiovisuais.

Biografia do Autor

  • Leonardo Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    Leo Souza se dedica à criação, pesquisa e ao ensino no campo híbrido de Arte e Tecnologia.

     

    Profissional das áreas de direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro, doutorando em Poéticas Tecnológicas, mestre em Montagem pela linha de pesquisa Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) com pesquisa sobre vídeo digital, tem também formação em dramaturgia pelo CEFAR.

     

    Atua, desde 2006, nas áreas de direção e montagem para audiovisual, na direção de audiovisual para teatro e na criação de tecnologias para audiovisual. No campo das artes audiovisuais e da educação, trabalhou como professor-pesquisador em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a OI Kabum! e a Associação Imagem Comunitária.

     

    Dentro de sua pesquisa em narrativas multilineares e rotoscopia automatizada, Leo Souza publicou diversos estudos sobre impactos da montagem multilinear na dramaturgia e direção de audiovisual. Na sua experiência docente, inaugurou coordenou e ministrou vários cursos de vídeo e multimídia em Belo Horizonte, tendo recebido prêmios, menções de honra e destaques desde o início de seu percurso em Arte, Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de audiovisual na CAC UFMG.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.

AUGUSTO, Maria de Fátima. A montagem cinematográfica e a lógica das imagens. Belo Horizonte: FUMEC, 2004.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro comas tecnologias contemporâneas. In: Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. Org. Ana Mae Barbosa. São Paulo: Cortez, 2008.

COUCHOT, Edmont. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Livro 1. São Paulo: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Livro 5. São Paulo: Editora 34, 1997.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC, 2001.

MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos: A edição de Filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias Contemporâneas e o Ensino da Arte, in: BARBOSA, Ana Mae (Org), Inquietações e mudanças no ensino da arte. 6ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. Revistas Notas de aula

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas. Aula proferida na Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, Março a Julho de 2013.

MESHES OF AFTERNOON. Direção: Maya Deren, Alexander Hammid. Produção: Maya Deren, Alexander Hammid. Roteiro: Maya Deren. Interpretes: Maya Deren, Alexander Hammid. Som: Teiji Ito. EUA: N/A, 1943. 1 filme (14min), P&B.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

UCRÔNICA: UMA TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DAS ARTES AUDIOVISUAIS. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 61–71, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15497. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 38

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.