Uma poética de dispositivos artísticos com aparatos computacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20713

Palavras-chave:

Algoritmo, Dispositivo, Arte e Tecnologia

Resumo

Este artigo trata de experimentos artísticos com aparatos computacionais, apresentando a ideia de uma Poética de Heterogêneses. Neste âmbito, propomos o entendimento de modos de composição que lidam com materiais e formas de pensamento que são tratados de formas distintas pelos campos da Arte, Ciência e Tecnologia. O texto correlaciona estudos de cunho técnológico, como os de Kowalski(1970), Robinson(2008) e Fuller(2008), aos de reflexões contemporâneas sobre Arte, como os de Bishop(2012), Broeckmann(1997), Deleuze(1992;2005), Duguet(1988) e Goffey(2009) e, a partir desta correlação, desloca conceitos como Aparelho, Aparato, Algoritmo, Composição e Dispositivo, reorientando-os a fim de erguer as bases de uma poética que se coloca entre Arte, Ciência e Tecnologia.

Biografia do Autor

Leonardo Silva Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

Leo Souza se dedica à criação, pesquisa e ao ensino no campo híbrido de Arte e Tecnologia.

 

Profissional das áreas de direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro, doutorando em Poéticas Tecnológicas, mestre em Montagem pela linha de pesquisa Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) com pesquisa sobre vídeo digital, tem também formação em dramaturgia pelo CEFAR.

 

Atua, desde 2006, nas áreas de direção e montagem para audiovisual, na direção de audiovisual para teatro e na criação de tecnologias para audiovisual. No campo das artes audiovisuais e da educação, trabalhou como professor-pesquisador em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a OI Kabum! e a Associação Imagem Comunitária.

 

Dentro de sua pesquisa em narrativas multilineares e rotoscopia automatizada, Leo Souza publicou diversos estudos sobre impactos da montagem multilinear na dramaturgia e direção de audiovisual. Na sua experiência docente, inaugurou coordenou e ministrou vários cursos de vídeo e multimídia em Belo Horizonte, tendo recebido prêmios, menções de honra e destaques desde o início de seu percurso em Arte, Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de audiovisual na CAC UFMG.

Referências

BROECKMANN, Andreas. Towards an Aesthetics of Heterogenesis. Convergence June
1997 vol. 3 no. 2 48-58
BISHOP, Claire. Digital Divide: Claire Bishop on contemporary art and new media.
artforum : NY, 2012. Disponível em:
http://www.cornercollege.com/udb/cproob2RNIDigital_Divide.pdf
acesso em 08/01/2018 16:30.
DIXON, Steve. Digital Performance: a history of new media intheater, dance, performance
art and installation. Londres: MIT Press, 2007.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Livro 5. São
Paulo: Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2005.
DELEUZE, Gilles. Postscript on the societies of control. In: October. Cambridge: MIT
Press. 1992
DELEUZE, Gilles. Qu'est-ce qu'un disposif? In:Michel Foucault philosophe. Rencontre
internationale. Paris 9, 10, 11 janvier 1988. Paris, Seuil. 1989.
DUGUET, Anne-Marie. Dispositifs. In: Communications, 48, Vidéo. 1988. pp. 221-242
Disponível na versão em francês no link http://www.persee.fr/doc/comm_0588-
8018_1988_num_48_1_1728 acesso em 21/01/2018 04:50
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder I. Organização e tradução de Roberto Machado.
Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas.
Organização e tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FULLER, Mathew. BEHIND THE BLIP: Essays on the culture of software. Cambridge,
New York: Autonomedia, 2003.
FULLER, Mathew. Software Studies: a lexicon. Cambridge, Massachusetts: MIT Press,
2008.
GOFFEY, Andrew. Algorithm. In: Software studies: a lexicon. Cambridge, Massachusetts:
MIT Press, 2008. p. 15-20.
GOFFEY, Andrew. Intelligence. In: Software studies: a lexicon. Cambridge,
Massachusetts: MIT Press, 2008b. p. 132-142.
GOFFEY, Andrew. Heterogenesis and the Problems of Metaphysics. In: ROBINSON, Keith
(Org). Deleuze, Whitehead, Bergson: Rhizomatic Connections. Nova Iorque: Palgrave
Macmillan, 2009. Cap. 6, p. 106-127.
KOWALSKI, Robert. Algorithm = Logic+Control. Communications of the ACM, London,
n.7, Julho, 1979.
Disponível em https://www.doc.ic.ac.uk/~rak/papers/algorithm%20=%20logic%20+
%20control.pdf acesso em 09/10/2017 20:20.
LINS, Consuelo. Rua de Mão Dupla: documentário e arte contemporânea. In: MACIEL,
Kátia. Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006.
Disponível em http://www.videobrasil.org.br/ffdossier/Ruademaodupla_ConsueloLins.pdf
acesso em 19/01/2018 10:10
NEVES, José Pinheiro. O apelo do objeto técnico. Porto: Campo das Letras, 2006.
ROBINSON, Derek. ANALOG. In: FULLER, Mathew. Software studies: a lexicon.
Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2008, p. 21-30.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

SOUZA, L. S. Uma poética de dispositivos artísticos com aparatos computacionais. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 232–254, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20713. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20713. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta