SOBRE TEATRO E REALIDADE(S)

REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO

Autores

  • Ildisnei Medeiros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
  • Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Palavras-chave:

Educação, Ensino de teatro, Paulo Freire

Resumo

O presente trabalho, fruto das reflexões advindas da pesquisa do Doutorado em Educação, tem como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um Ensino Dialógico de Teatro, considerando o pensamento freireano em relação ao Diálogo. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos epistemológicos e metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire e seus interlocutores, estabelecendo relações com autores que percebem o Teatro como forma de problematização da realidade.

Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutorando em Educação (PPGEd) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016 -). Mestre em Artes Cênicas - PPGARC / UFRN pela UFRN (2014 - 2015). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar - UnP (2013 - 2014), Licenciado em História pela UnP (2009 - 2012) e Graduado em Teatro pela UFRN (2011 - 2015).

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, onde têm orientado teses e dissertações, coordenando projetos e grupos de pesquisa em ensino e propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire

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Publicado

2017-11-22

Como Citar

SILVA, I. M. da; PERNAMBUCO, M. M. C. A. SOBRE TEATRO E REALIDADE(S): REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 150–164, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15502. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

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Artigos - Seção temática