SOBRE TEATRO E REALIDADE(S)

REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO

Autores

  • Ildisnei Medeiros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
  • Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Palavras-chave:

Educação, Ensino de teatro, Paulo Freire

Resumo

O presente trabalho, fruto das reflexões advindas da pesquisa do Doutorado em Educação, tem como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um Ensino Dialógico de Teatro, considerando o pensamento freireano em relação ao Diálogo. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos epistemológicos e metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire e seus interlocutores, estabelecendo relações com autores que percebem o Teatro como forma de problematização da realidade.

Biografia do Autor

  • Ildisnei Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

    Doutorando em Educação (PPGEd) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016 -). Mestre em Artes Cênicas - PPGARC / UFRN pela UFRN (2014 - 2015). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar - UnP (2013 - 2014), Licenciado em História pela UnP (2009 - 2012) e Graduado em Teatro pela UFRN (2011 - 2015).

  • Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

    Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, onde têm orientado teses e dissertações, coordenando projetos e grupos de pesquisa em ensino e propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire

Referências

ARAÚJO, José Sávio de Oliveira. A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese [Doutorado em Educação] – Programa de Pós -graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

BERGER, Peter, LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2006.

COUTINHO, Matina Henriques. O uso da abordagem dialógica do teatro em comunidades na experiência do Grupo Nós do Morro, da favela do Vidigal, Rio de Janeiro. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. p.137 – 138.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

FERREIRA, Taís. Teatro infantil, crianças espectadoras, escola: um estudo acerca de experiências e mediações em processos de recepção. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. p.250 – 252.

FERREIRA, Taís. Teatro na sala de aula, no pátio, na biblioteca, no auditório, na rua... In: FERREIRA, Taís, FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.9 – 57.

FREIRE, Ana Maria Araújo (org.) Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 8 ed. rev. Ampl. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PEREGRINO, Yara Rosas, SANTANA, Arão Paranaguá de. Ensinando Teatro: uma análise crítica da proposta dos PCN. In: ALVES, Erinaldo, SANTANA, Arão Paranaguá de. Este é o ensino de arte que queremos? Uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Editora Universitária, Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFPB: João Pessoa, 2001. p. 97 – 112.

PERNAMBUCO, Marta Maria; PAIVA, Irene Alves de. Práticas Coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras, Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.

ROCHA, Vera Lourdes Pestana da. Novas Diretrizes Curriculares: novas práticas, ensino de Teatro. In: SANTANA, Arão Paranaguá de (coord.). Visões de ilha: apontamentos sobre Teatro e Educação. São Luís, 2003. p. 75-82.

SANTANA, Arão Paranaguá. Experiência e conhecimento em Teatro. São Luís: EDUFMA, 2013.

SAUL, Alexandre Pinto. Prática Teatral Dialógica de inspiração freiriana: uma experiência na escola, com jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2011.

TELLES, Narciso. Teatro Comunitário: ensino de teatro e cidadania. IN: MACHADO, Irley [et al] (org.). Teatro: ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004. p.19

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

SOBRE TEATRO E REALIDADE(S): REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 150–164, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15502. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 405

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.