A COR E O PROFESSOR DE ARTE
O ENSINO DA COR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILERA
Palavras-chave:
Cor, Professor de Arte, Livro didáticoResumo
O presente artigo se propõe a apresentar os apontamentos e reflexões gerados a partir das análises do questionário semiaberto respondido por professores de Arte atuantes nas redes pública e particular de educação básica brasileira, acerca do ensino e estudo da cor nas aulas de Arte. As análises permitem afirmar que faltam aos professores de Arte conhecimentos teóricos básicos, materiais e estrutura física adequada que os possibilitem desenvolver procedimentos de ensino-aprendizagem sobre cor em consonância com as circunstâncias e necessidades da sociedade contemporânea.
Referências
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GAGE, J. Color in art. Londres: Thames & Hudson, 2006.
SILVA, J. M. K. Sala de arte: a importância do espaço. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2008.Curitiba: SEED/PR., 2011. v.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1657-8.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2017.
QUATTRER, M.; GOUVEIA, A. P. S. O ensino da cor nos livros didáticos de Arte. In: Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 4., 2015, Rio de Janeiro. Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, São Paulo: Blucher Design
Proceedings, 2016. São Paulo: Blucher, 2016. p. 40-52. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/22570> Acesso em: 29 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.