Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15589Palavras-chave:
Dança, Formação docente, Ensino de BaléResumo
Neste artigo compartilhamos reflexões sobre formação docente em Dança no ensino não formal, tomando-se a análise de trajetórias formativas de professoras de balé clássico, em Pelotas-RS, originadas de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2013 e referenciadas nas contribuições de Nóvoa (2009) e Shulman (1986). A análise mostra que conhecer a docência pela perspectiva da colaboração e do respeito à experiência que nos antecede pode favorecer a disposição para a atuação coletiva, além de apontar o quanto experiências empíricas de docência em Dança aparecem como significativos pontos para o enriquecimento da formação e da prática pedagógica no espaço formal.
Referências
BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba. O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento. 2015. 176f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas.
BORBA, Mônica Corrêa de. Profissão, Professor de Dança! A trajetória de Formação de uma professora de Balé Clássico na cidade de Pelotas. 2013. 124f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pelotas.
MICHELON, Francisca F.; BORGES, Beatriz N.; SCHPWONKE, Raquel S. (Org.). Ballet em fotos. Pelotas: Editora Universitária-UFPel, 2004.
NÓVOA, António. Professores: imagens de um futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
SHULMAN, Lee. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Education Research, February, p. 4-14, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Mônica Corrêa de Borba Barboza, Eleonora Campos da Motta Santos, Viviane Saballa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.