V.8, N.16: nov.2018 - abr.2019

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Este número traz como temática: “CARTOGRAFIA: Percursos Formativos em Dança”, relacionados à área de ensino de Dança no contexto escolar e / ou a outros contextos formativos, à formação inicial e continuada de professores de Dança, a experiências que considerem processos de ensino e aprendizagem em Dança ou a políticas públicas educacionais referentes à inserção da dança no contexto escolar. Como editora convidada deste número, contamos com a Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira, professora do Curso de Dança e da Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG.

Neste n. 16, também publicamos artigos em diversas áreas da arte na seção de temática livre como fizemos nos números anteriores.

Publicado: 2018-11-29

Editorial

Artigos - Seção temática

  • Interfaces entre a dança, a educação infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    Marcilio de Souza Vieira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15585
  • Reflexões sobre o ensino de arte na escola e a atuação do professor Entradas pela dança

    Larissa Kelly Oliveira Marques
    26-44
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15601
  • A aprendizagem mecânica e a dança Tensões entre professor e aluno

    Tarcísio dos Santos Ramos
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15600
  • A dança no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Um estudo de caso

    Roselia Lobato Silva, Lúcia Matos
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15599
  • A gênese da pesquisa de Angel e Klauss Vianna sobre a dança brasileira Décadas de 1950 a 1970

    Marina Campos Magalhães
    78-98
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15598
  • A Licenciatura para Dança na Escola de Belas Artes da UFMG Nem tudo são flores, mas já é possível construir um belo buquê

    Arnaldo Leite de Alvarenga
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15597
  • Arena da Cultura Por uma metodologia inclusiva para a formação em dança

    Márcia Regina Fabiano Neves, Mônica Medeiros Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15596
  • Movimento e Expressividade Dança educativa para alunos com deficiência intelectual

    Belister Rocha Paulino, Paulo Sérgio de Andrade Bareicha
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15595
  • Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé

    Mônica Corrêa de Borba Barboza, Eleonora Campos da Motta Santos, Viviane Saballa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15589
  • Reagências do/no presente Propostas para o ensino de uma historiografia da dança corporificada e afetiva

    Roberta Ramos Marques, Fabiana Dultra Britto
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15593
  • Cartografia de itinerários de aprendizagem em torno das danças balinesas o caso de I Made Bandem

    Juliana Coelho de Souza Ladeira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15591

Artigos - Seção aberta

  • O discurso das conjunções como dinâmica do pensamento artista

    Irene de Mendonça Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15590
  • O museu casa como lugar da experiência do tempo: A questão do anacronismo e as poéticas da arte contemporânea

    Maria Teresa da Silveira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15592
  • Primeiras cenas do teatro de imagens: Uma pesquisa histórica

    Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15594
  • Vínculos entre movimentos, gesto e subjetividade: contribuições sócio-antropológicas para pensar os treinamentos em artes cênicas

    Patricia Cristina Aschieri
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15586

Resenha

  • International Yearbook for Research in Arts Education: Uma leitura do ponto de vista latino americano

    Ana Mae Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15588