Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé

Autores

  • Mônica Corrêa de Borba Barboza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Eleonora Campos da Motta Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil
  • Viviane Saballa Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil

Palavras-chave:

Dança, Formação docente, Ensino de Balé

Resumo

Neste artigo compartilhamos reflexões sobre formação docente em Dança no ensino não formal, tomando-se a análise de trajetórias formativas de professoras de balé clássico, em Pelotas-RS, originadas de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2013 e referenciadas nas contribuições de Nóvoa (2009) e Shulman (1986). A análise mostra que conhecer a docência pela perspectiva da colaboração e do respeito à experiência que nos antecede pode favorecer a disposição para a atuação coletiva, além de apontar o quanto experiências empíricas de docência em Dança aparecem como significativos pontos para o enriquecimento da formação e da prática pedagógica no espaço formal.

Biografia do Autor

Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestre em Educação. Docente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil

Profª Drª em Artes Cênicas;  Mestre em Dança; Licenciada em Dança e Bacharel em Direito.

Docente na Universidade Federal de Pelotas/UFPel Centro de Artes Curso de Dança-Licenciatura Grupo de Pesquisa Dança e Educação Grupo de pesquisa OMEGA

Viviane Saballa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas/ ICH,Departamento de História da UFPel. Possui Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ PUCRS; Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. 

Referências

BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba. O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento. 2015. 176f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas.

BORBA, Mônica Corrêa de. Profissão, Professor de Dança! A trajetória de Formação de uma professora de Balé Clássico na cidade de Pelotas. 2013. 124f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pelotas.

MICHELON, Francisca F.; BORGES, Beatriz N.; SCHPWONKE, Raquel S. (Org.). Ballet em fotos. Pelotas: Editora Universitária-UFPel, 2004.

NÓVOA, António. Professores: imagens de um futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.

SHULMAN, Lee. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Education Research, February, p. 4-14, 1986.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

BARBOZA, M. C. de B.; SANTOS, E. C. da M.; SABALLA, V. Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 1–18, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15589. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática