Arena da Cultura

Por uma metodologia inclusiva para a formação em dança

Autores

  • Márcia Regina Fabiano Neves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil
  • Mônica Medeiros Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15596

Palavras-chave:

Formação em dança, Arena da Cultura, Diversidade

Resumo

Criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 1998, o  Arena   da   Cultura configura-se como política pública descentralizada que abarca distintas linguagens artísticas e objetiva salvaguardar o direito cultural. Suas/seus professoras/es de dança tem como desafio consolidar uma metodologia de ensinoaprendizagem consonante com tal objetivo e com um público diverso em termos de faixas etárias, nível sociocultural e econômico, escolaridade, experiências prévias no campo das artes e da cultura, expectativas pessoais. Por meio de entrevistas, pesquisa documental e revisão da literatura, apresentamos uma reflexão acerca da construção de uma abordagem metodológica inclusiva que responde a esse desafio

Biografia do Autor

  • Márcia Regina Fabiano Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

    Discente do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

    Doutora em  Artes. Atriz, dançarina e professora da Pós Graduação em Artes e da Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora Adjunta do Grupo de Pesquisa CRIA: Artes e Transdiciplinaridade (CNPq).

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Arena da Cultura: Por uma metodologia inclusiva para a formação em dança. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15596. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15596. Acesso em: 25 dez. 2024.

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