Uma quimera quase real

A burleta O Mambembe de Arthur Azevedo e José Piza

Autores

  • Phelippe Celestino Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8407-7827
  • Ferdinando Martins Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15602

Palavras-chave:

teatro brasileiro, dramaturgia, O Mambembe, Arthur Azevedo

Resumo

A fim de analisar a obra O Mambembe, de Arthur Azevedo e José Piza, pretende-se nesse estudo elaborar questões relativas às correlações da obra com os seus recursos cômicos e com o contexto histórico. Para tal, utilizaram-se teorias acerca de algumas formas do gênero cômico, tais como a comédia de costumes, a opereta, a revista, a sátira, a farsa e a paródia. Através disso estabeleceram-se aproximações da dramaturgia com os dispositivos e as características típicas de cada uma dessas formas do cômico. Por fim, como resultado tem-se uma análise estrutural da dramaturgia, buscando defini-la no âmbito da burleta e identificá-la dentro do contexto histórico teatral brasileiro.

Biografia do Autor

  • Phelippe Celestino, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

    Bolsista Pesquisador Universidade de São Paulo FAPESP

  • Ferdinando Martins, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

    Professor Doutor Universidade de São Paulo FAPESP

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Uma quimera quase real: A burleta O Mambembe de Arthur Azevedo e José Piza. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8–36, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15602. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15602. Acesso em: 8 mar. 2025.

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