V.8, N.15: mai.2018 - out.2018

					Visualizar V.8, N.15: mai.2018 - out.2018

O tema deste número é o Teatro Latino-americano, e se justifica pela necessidade de promover o
debate sobre a América Latina e sua produção cênica, reunindo artigos que possam oferecer
olhares diversos sobre uma produção igualmente diversa.

Também há artigos em temáticas livres que  compõem a seção aberta, dentre eles destacamos a tradução de textos inéditos de autores estrangeiros ao português contribuindo para a disseminação dos mesmos no meio acadêmico brasileiro.

Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.

Publicado: 2018-05-27

Editorial

Artigos - Seção temática

  • Uma quimera quase real A burleta O Mambembe de Arthur Azevedo e José Piza

    Phelippe Celestino, Ferdinando Martins
    8-36
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15602
  • Trajeto davidoso do Teatro da Cura Uma encenação-quiasma em atos de agradecer e transformar

    Ivone Xavier de Amorim ALMEIDA, Wladilene de Sousa Lima
    37-50
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15606
  • DISCURSO DE PROMOCIÓN acumular imagens, vislumbrar imaginários

    Paola Lopes Zamariola
    51-66
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15609
  • CENA E CIFRA MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINO-AMERICANO

    Héctor Andrés Briones
    67-89
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15612
  • AUSENTES – PROJETO CÊNICO UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA DO CONFLITO SOCIAL

    Rodrigo Benza
    90-107
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15615
  • UM OLHAR ESTRANGEIRO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO EM TEATRO EM MENDOZA/ARGENTINA

    Ricardo Carvalho de Figueiredo
    108-119
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15617
  • ODISSEIAS DRAMATÚRGICAS A TRAVESSIA DOS CONTEXTOS LATINO-AMERICANOS NA RELEITURA E MONTAGEM DOS CLÁSSICOS

    EDER RODRIGUES DA SILVA
    120-139
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15619

Artigos - Seção aberta

  • A formação da obra de arte como pesquisa formatividade e metodologia em processos criativos

    Fábio Luiz Oliveira Gatti
    140-155
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15603
  • O FIM DA ARTE SEGUNDO BEUYS

    Eric Michaud, Almerinda da Silva Lopes, Tamara Silva Chagas
    156-166
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15607
  • POR UMA DANÇA QUE NÃO SEJA “POPULAR” ALGUMAS PISTAS SOBRE A QUESTÃO DAS HIERARQUIAS NA DANÇA

    Victor Hugo Neves de Oliveira
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15610
  • COESÃO NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO CÊNICA DESAFIOS E CAMINHOS PARA O CONJUNTO CRIADOR

    LARA BARBOSA COUTO
    184-197
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15613

Dossiê - Editorial

  • Editorial Dossiê: “Artes da cena e práticas contemplativas”

    CASSIANO SYDOW QUILICI, Daniel Reis Plá, Fernando Antonio Mencarelli, Nara Keiserman, Tatiana Motta-Lima
    198-200
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15604

Dossiê

  • MAPEAMENTO DE PERFORMANCES COM BASE EM MINDFULNESS

    Deborah Middleton; Ludmilla Reis Rolim
    201-216
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15608
  • TREINAMENTO DO ATOR, MINDFULNESS E NEUROCIÊNCIA DA ANÁLISE PARADIGMÁTICA À APLICAÇÃO INSTRUMENTAL

    Dorys Calvert
    231-247
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15614
  • Uma CORRIDA TAL QUE SOMOS CAPAZES DE OLHAR CALMAMENTE EM VOLTA’ (RE)PENSANDO A NOÇÃO DE AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR/ATRIZ

    Tatiana Motta-Lima
    248-261
  • ARTES PERFORMATIVAS, MODOS DE PERCEPÇÃO E PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS

    Cassiano Sydow Quilici
    262-273
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15618
  • O CORPO É UM VEÍCULO DA CONSCIÊNCIA” OU ESSA É A MINHA FÉ

    Nara Keiserman
    274-287
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15620
  • QUANDO AS PALAVRAS SÃO COGUMELOS PODRES: MODOS DE PERCEPÇÃO, INTELIGIBILIDADES, PROCESSUALIDADES

    Matteo Bonfitto, Gisela Dória
    288-301
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15621
  • KONSTANTIN STANISLÁVSKI E A PERSPECTIVA DE UM SISTEMA HOLÍSTICO PARA O ATOR POR MEIO DO EU SOU

    Vicente Mahfuz Joner
    302-313
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15622
  • ANDAR, DANÇAR, MEDITAR PERFORMANCE COMO PRÁTICA ESPIRITUAL

    Gilson Motta, Tania Alice
    314-331
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15623
  • QUANDO O TEMPO SE DETÉM E O TEMPO SE EXTINGUE...TANGE O SINO

    Mauro Rodrigues
    332-346
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15624
  • A PRÁTICA DO SILÊNCIO NO TRABALHO TEATRAL E PARATEATRAL

    François Kahn; Priscilla Duarte
    347-361
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15625
  • RASCUNHOS#

    Diana de Hollanda
    362-372
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15626
  • COMO VOCÊ DESEJARIA QUE FOSSE O MUNDO?

    Mario Biagini; Luciáh Tavares
    373-377
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15627
  • PERFORMER UM COMENTÁRIO

    Antonio Attisani, Luciáh Tavares
    378-398
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15628