AUSENTES – PROJETO CÊNICO
UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA DO CONFLITO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15615Palavras-chave:
AUSENTES - Proyecto Escénico, Conflitos Sociais, Criação coletivaResumo
O presente texto apresenta o processo de criação da peça AUSENTES -proyecto escénico, que teve sua estreia em março do ano 2016 e foi produzido pela Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). A peça, criada coletivamente, apresenta um conflito social no qual moradores em protesto contra a implementação de um projeto mineiro e policiais são obrigados ao confronto. O texto discorre tanto sobre o próprio processo de criação, como sobre os princípios conceituais e estéticos que o guiaram, tais como a criação coletiva, o papel do artista cidadão, a influência de elementos de teatralidade andina e a exploração do espaço compartilhado.
Referências
ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Revista Sala Preta, vol. 6 2006
BENZA, Rodrigo. Sobre la obra y el proceso. AUSENTES - proyecto escénico, programa de mano. 2016a
______. Memoria 7º LABORATORIO ABIERTO Encuentro Pedagógico con Yuyachkani Agosto, 2015. Texto no publicado. 2016b
______. Memoria y teatralidad andina: Carnaval de los hijos de Accomarca. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cênicas. Anais. Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: . Acceso en: 13 de sept de 2017
COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN. Informe Final. 2003. Disponible en: www.cverdad.org.pe. Acceso en: 13 de sept de 2017
GARCÍA, Santiago. Teoría y práctica del teatro. Bogotá: Teatro La Candelaria, 1994
PAGET, Derek. ‘Verbatim Theatre’: Oral History and Documentary Techniques. New Theatre Quarterly, Vol. 3. 1987. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1017/S0266464X00002463 Acceso en: 13 de sept de 2017
PASTOR, Alfredo. Entre la luz y la sombra : el proceso creativo del "Santiago" de Yuyachkani. Tesis de Licenciatura. PUCP, Lima. Disponible en: http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/123456789/6939. Acceso en: 08 de enero de 2018.
RUBIO, Miguel. Yuyachkani: Un ejemplo de compromiso y de rigor estético-1990. In: Rubio, M.; Ramos García, L. Notas sobre teatro. Yuyachkani: Lima, 2001.
______. O grande teatro de Paucartambo. Revista Sala Preta, vol. 16, n.1, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rodrigo Benza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.