KONSTANTIN STANISLÁVSKI E A PERSPECTIVA DE UM SISTEMA HOLÍSTICO PARA O ATOR POR MEIO DO EU SOU

Autores

  • Vicente Mahfuz Joner Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Palavras-chave:

Konstantin Stanislávski, Yoga, Holismo

Resumo

O artigo apresenta, simultaneamente, uma visão sistêmica e holística da prática teatral, exemplificada a partir do conceito de eu sou, estado psicofísico proposto por Konstantin Stanislávski. Inspirado pelo Yoga, o mestre russo combinou ideais científicos e espirituais em seus experimentos no teatro; porém, ainda hoje, a compreensão do conceito de espiritualidade em seu Sistema se dá apenas parcialmente. O artigo amplia a discussão sobre a própria ideia de Holismo e sobre o que implicaria uma compreensão holística do Sistema Stanislávski para atores e pesquisadores da atualidade.

Biografia do Autor

Vicente Mahfuz Joner, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Ator e dançarino. Doutorando em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC). Bolsista da CAPES – Brasil – Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Referências

ABRISQUETA-GOMEZ, Jacqueline. Reabilitação neuropsicológica: abordagem interdisciplinar e modelos conceituais na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2012.

PROCACCI, Silvana. “Holism: some historical aspects”. In: BENCI, Vieri [et al]. Determinism, Holism, and Complexity. New York: Kluwer Academic / Plenum Publishers, 2003.

CARNICKE, Sharon M. Stanislavsky in focus: an acting master for the twenty-first century. 2. ed. New York: Routledge, 2009.

CARNICKE, Sharon M. “Stanislavsky’s System – Pathways for the actor”. In: HODGE, Alison (ed.). Actor Training. 2. ed. New York: Routledge, 2010. 368 p. p. 1-25.

ESFELD, Michael. Holism in Philosophy of Mind and Philosophy of Physics. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2001.

FEUERSTEIN, Georg. Enciclopédia de Yoga da Pensamento. São Paulo: Pensamento, 2005b.

GORCHAKOV, Nikolai M. Stanislavsky directs. Translation: Miriam Goldina. New York: Funk & Wagnalls Company, 1954.

GORDON, Robert. The Purpose of Playing: Modern Acting Theories in Perspective. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2006.

IYENGAR, B. K. S. Yoga: The Path to Holistic Health. New York: DK Publishing, 2001.

JONER, Vicente Mahfuz. O Yoga no Sistema de Konstantin Stanislávski: comunhão entre o espírito humano da personagem e o corpo humano do ator. 259 p. Dissertação (Mestrado em Teatro). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de PósGraduação em Teatro, Florianópolis, 2014.

KEMP, Rick. Embodied Acting: what neuroscience tells us about performance. New York: Routledge, 2012.

KRASNER, David. “Stanislavsky’s System, Sense-Emotion Memory, and Physical Action/Active Analysis: American interpretations of the Systems’s legacy”. In: The Routledge Companion to Stanislavsky. New York: Routledge, 2013.

MERLIN, Bella. Konstantin Stanislavsky. New York: Routledge, 2003.

NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. São Paulo: Annablume/UDESC, 2009.

SCHECHNER, Richard. Public Domain: essays on the theater. [S. l.]: Bobbs-Merril, 1969.

SMUTS, Jan Christiaan. Holism and Evolution. 2. ed. London: Macmillan and Co.,1927.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008a.

STANISLAVSKI, Konstantin. An Actor’s Work. New York: Routledge, 2008.

STANISLAVSKI, Konstantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

TCHERKASSKI, Sergei. “Stanislavsky and Yoga”. New York: Routledge, 2016.

VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e Sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.

WHITE, R. Andrew. “Stanislavsky and Ramacharaka: The impact of yoga and the Occult Revival on the System”. In: The Routledge Companion to Stanislavsky. New York: Routledge, 2013.

WHITE, R. Andrew. “Stanislavsky and Ramacharaka: the influence of Yoga and turn-of-thecentury occultism on the system”. In: Theatre Survey, Vol. 47, n.1, may 2006, p. 73-92.

WHYMAN, Rose. The Stanislavsky System of acting: legacy and influence in modern performance. New York: Cambridge University Press, 2008.

ZARRILLI, Phillip B. Psychophysical acting: an intercultural approach after Stanislavski. New York: Routledge, 2009.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

JONER, V. M. KONSTANTIN STANISLÁVSKI E A PERSPECTIVA DE UM SISTEMA HOLÍSTICO PARA O ATOR POR MEIO DO EU SOU. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 302–313, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15622. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê