ANDAR, DANÇAR, MEDITAR

PERFORMANCE COMO PRÁTICA ESPIRITUAL

Autores

  • Gilson Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
  • Tania Alice Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil https://orcid.org/0000-0002-0213-0760

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15623

Palavras-chave:

Meditação, Performance, Budismo.

Resumo

O texto discute a performance como prática espiritual, considerando o entrelaçamento de ética, estética, espiritualidade e política. Tomando como base o conceito de performances itinerantes e sua relação com as práticas de meditação em movimento presente nas práticas budistas, o texto focaliza-se em dois projetos realizados pelos autores: Audioética itinerante, de Gilson Motta e Dança livre para todos, de Tania Alice.

Biografia do Autor

  • Gilson Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

    Artista cênico. Doutor em Filosofia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) da Escola de Comunicação da UFRJ. Gilson Moraes Motta.

  • Tania Alice, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil

    Performer. Doutora em criação contemporânea pela Universidade de Aix-Marseille (França), ela é professora de performance da graduação e da pós-graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    (Unirio).

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

ANDAR, DANÇAR, MEDITAR: PERFORMANCE COMO PRÁTICA ESPIRITUAL. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 314–331, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15623. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15623. Acesso em: 27 jan. 2025.

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