QUANDO O TEMPO SE DETÉM E O TEMPO SE EXTINGUE...TANGE O SINO
WHEN TIME STOPS AND TIME IS NEVER ENDING... CLANGS THE BELL
Palavras-chave:
presença, automatismo, fluxoResumo
O texto investiga uma possível conciliação entre presença e automatismo, e no decurso desse processo, a possibilidade de entrar em contato com um “fluxo” sem nome e sem forma. Uma pergunta aberta. Dentre as atividades humanas as “Artes da Performance” poderiam ser um local para essa busca. Como ilustração desse processo o texto apresenta um trabalho de campo de cunho autoetnográfico, desenvolvido durante a residência em arte “Caminhos do Silêncio”, coordenada pelo ator e diretor François Kahn.
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória, ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BLANCO, Mercedes. ¿Autobiografía o autoetnografía?Desacatos, México, núm.38, p.168-179, enero-abril de 2012. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S140592742012000100012> Acesso em: 20 de junho de 2017
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2010.
BROOK, Peter. Avec Grotowski. Brasília: Teatro Calendoscópio, 2011.
CARLSON, Marvin. Performance, uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
DENSHIRE, Sally. Autoethnography. Sociopedia.isa, Austrália, p.1-12, 2013. Disponível em: <https://researchoutput.csu.edu.au/en/publications/autoethnography> Acesso em: 20 de junho de 2017.
ELLIS, Carolyn, ADANS, Tony E., BOCHENER, Arthur P. Autoetnografía: Un Panorama. Astrolábio, Barcelona, núm 14, p. 249-273, marzo 2015. Disponível em: <https://revistas.unc.edu.ar/index.php/astrolabio/article/viewFile/11626/12041> Acesso em: 20 jun 2017.
ELIOT, T.S. Quatro Quartetos. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira S.A, 1967.
GENNEP, Arnold Van. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
GROTOWSKI, Jerzy. Farsa-Misterium. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jersy Grotowski 1959-1969. São Paulo: editora Perspectiva e Edições SESCSP, 2007, 40-47.
GURDJIEFF, Gueorgui Ivanovich apud OUSPENSKY, Piotr Damianovich. Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido, 14 edição. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
HAWLEY, Jack. O Bhagavad Gita. São Paulo: Editora Horus, 2011.
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.
SALZMANN, Jeanne. La Realidad del Ser - El Cuarto Camino de Gurdjieff. Caracas: Editorial Ganesha, 2011.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. Londres and New York: Routledge, 2010.
TURNER, Victor. From Ritual to Theatre, the human seriouness of play. New York: Paj Publications, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.