Cognição Imaginativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15640Resumen
A elaboração e a fruição de produções artísticas dependem da articulação entre a percepção, a emoção, a sensibilidade, a investigação, a reflexão e a imaginação. A imaginação tem um papel fundamental da concepção cognitiva em arte, porque desenvolve sentidos por meio de metáforas. O tensionamento entre imaginação e imagem pode ser considerado uma operação cognoscível.Descargas
Referencias
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 4 ed. São Paulo: Ática, 1991. COUTINHO, Rejane G. A formação de professores de Arte. In: In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002. DAMÁSIO, António - Ao Encontro de Espinosa. As Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir. Lisboa: Publicações Europa América, 2003. DAMÁSIO, António - O Erro de Descartes. Emoção, Razão e Cérebro Humano. Lisboa: Publicações Europa-América, 1998. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs vol I. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs vol II. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995b. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed 34, 1993. DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992. DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988. DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010. – (Coleção Todas as Artes). DEWEY, John. Experiência e educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. e estudos preliminares Anísio Teixeira. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978. EFLAND, Arthur D. Art and cognition: interating the visual arts in the curriculum. New York: Teachers College and National Art Education Association, 2002. EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. (Orgs.) O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005a. p.173-188. EFLAND, Arthur D. Imaginação na cognição: o propósito da arte. In BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005b. p.318-345.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GIUGLIANO, Lilian G.; TOMAZ, Carlos. A razão das emoções: um ensaio sobre “O erro de Descartes”. Resenhas “O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano”, de António R. Damásio. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a13v02n2.pdf. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992. LAKOFF, George; MARK, Johnson - Philosophy in the Flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999. PIMENTEL, Lucia Gouvêa. O ensino da arte e tecnologias contemporâneas: do subjetivo ao multicultural. The theaching of art and contemporary technologies: from the subjective to the multicultural. In HILL, Marcos (org.). O visível e o invisível na arte atual. The visible and the invisible in contemporary art. Belo Horizonte: CEIA, 2002, v.1, p. 168-177. PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002. PIMENTEL, Lucia Gouvêa; ANJOS, Claudia Regina dos. Proposta de Afecção e Linguagem: concepções conceituais In: XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em Trânsito. São Paulo: UNESP, 2012. CDRom. REVISTA EDUCAÇÃO. Deleuze pensa a educação: A docência e a filosofia da diferença. São Paulo: Segmento, 2012. (Coleção Biblioteca do Professor, n. 6). ROLNIK, Suely. À sombra da cidadania: alteridade, homem da ética e reinvenção da democracia. In MAGALHÃES, M.C.R.(org) Na sombra da cidade. São Paulo: Escuta, 1995a. p.141-170. ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. ROLNIK, Suely. O mal-estar da diferença. Anuário Brasileiro de Psicanálise, São Paulo, n.3, p.97-103, 1995b. ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade. São Paulo, v.1, n.2, p. 241-251, 1993. SOUZA, Márcia de Fátima Barbosa de. A superação do dualismo cartesiano em António Damásio e sua contribuição para as concepções e práticas médicas ocidentais. 2007. 90p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa, Braga. VARELA, J. Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor - A Mente Corpórea. Lisboa: Piaget, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Lucia Gouvêa Pimentel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.







