Sobre gestos de imagens: deslocando pensamentos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15641Resumo
Falar de gesto nas imagens em movimento pressupõe compreendê-lo desde os movimentos de câmera, cores da paisagem, olhares de personagens, objetos cênicos, opções de montagem, luz, som, velocidade e tempo das sequências e pequenos acontecimentos. Os “cinemas do corpo” vêm qualificar e dar visibilidade a pensamentos que no corpo geram ações ainda invisíveis. Linguagens audiovisuais evoluem para narrativas simultâneas, inconclusas e fragmentárias, que melhor representam estas performances do corpo. Serão comentadas possibilidades e processos de criação de minha obra videográfica.Referências
DAMASIO, António. O mistério das consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2007 [1964]. VALERY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. Rio de Janeiro: Imago, 2005. *Foram também referências para este artigo as aulas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP pelos professores Christine Greiner e Arlindo Machado, entre os anos 2003 a 2010
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Copyright (c) 2013 Monica Toledo Silva

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