Sobre gestos de imagens: deslocando pensamentos

Autores

  • Monica Toledo Silva Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15641

Resumo

Falar de gesto nas imagens em movimento pressupõe compreendê-lo desde os movimentos de câmera, cores da paisagem, olhares de personagens, objetos cênicos, opções de montagem, luz, som, velocidade e tempo das sequências e pequenos acontecimentos. Os “cinemas do corpo” vêm qualificar e dar visibilidade a pensamentos que no corpo geram ações ainda invisíveis. Linguagens audiovisuais evoluem para narrativas simultâneas, inconclusas e fragmentárias, que melhor representam estas performances do corpo. Serão comentadas possibilidades e processos de criação de minha obra videográfica.

Biografia do Autor

  • Monica Toledo Silva, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

Referências

DAMASIO, António. O mistério das consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2007 [1964]. VALERY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. Rio de Janeiro: Imago, 2005. *Foram também referências para este artigo as aulas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP pelos professores Christine Greiner e Arlindo Machado, entre os anos 2003 a 2010

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Sobre gestos de imagens: deslocando pensamentos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 105–114, 2013. DOI: 10.35699/2238-2046.15641. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15641. Acesso em: 17 jun. 2025.