O debate contemporâneo sobre as interfaces transdisciplinares de dois campos de conhecimento em consolidação: a Ciência da Sustentabilidade e a Ciência do Patrimônio

Autores

  • Willi de Barros Gonçalves UFMG
  • Luiz Antônio Cruz Souza UFMG

Resumo

Este artigo trata da Sustentabilidade Ambiental como problemática contemporânea da Ciência da Conservação e do seu campo expandido na Ciência do Patrimônio. Discute a delicada mediação dialética entre as disciplinas que se miscigenam nesses campos em formação, apropriando-se de ferramentas comumente utilizadas nas Ciências Naturais. Explora a transposição, entre eles, de questões da Arquitetura e do Urbanismo, particularmente relacionadas as mudanças climáticas globais.

Biografia do Autor

Willi de Barros Gonçalves, UFMG

Arquiteto, Doutor em Artes (UFMG, 2013), Professor Adjunto Escola de Belas Artes da UFMG.

Luiz Antônio Cruz Souza, UFMG

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Química-Ciências e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com trabalho experimental realizado junto ao Getty Conservation Institute, em Los Angeles, USA. Professor Associado Escola de Belas Artes da UFMG, foi autor no primeiro e no segundo volume da revista da Pós.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

GONÇALVES, W. de B.; SOUZA, L. A. C. O debate contemporâneo sobre as interfaces transdisciplinares de dois campos de conhecimento em consolidação: a Ciência da Sustentabilidade e a Ciência do Patrimônio. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 84–102, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15655. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática